Avaliação da declaração de nascidos vivos com ênfase na assistência médica

Rodrigo Leal de Jesus Alves, Bruno Henrrique Rala de Paula, Renan Konrad Borges, André Luiz Ribeiro Claudino, Marcia Dorcelina Trindade Cardoso

Resumo


Introdução: A formação de um programa único de saúde foi uma revolução na melhoria de vida e no acesso à saúde de maneira universal. Observa-se uma melhora significativa no que diz respeito à saúde do brasileiro, podendo ser dado ênfase aos altos índices de nascidos vivos.

Objetivo: Descrever o perfil dos recém-nascidos e das mães da área de uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF), partindo das “Declarações de Nascidos Vivos” (DNV).

Métodos: Foi realizado um estudo retrospectivo que analisou 73 Declarações de Nascidos Vivos da área adscrita de uma Unidade Básica de Saúde da Família, localizada no interior do Estado do Rio de Janeiro, em 2010. Identificou-se o perfil dos recém-nascidos por: idade gestacional e peso ao nascimento; e das mães por: idade, escolaridade e frequência às consultas de pré-natal.

Resultados: Com base nos dados obtidos, em um total de 73 nascidos vivos da área adscrita da Unidade Básica de Saúde da Família, verificaram-se variações etárias maternas de: 71% entre 20-34 anos; 15% >34 anos e 14% < 20 anos. Foram encontrados níveis de escolaridade, em anos de estudo concluídos, de: 45% entre 8-11; 30% >11; 22% entre 4-7 e 3% > 4. Em relação às consultas de pré-natal, 90,4% fizeram 7 ou mais consultas. Quanto à idade gestacional foi observado que 91,8% nasceram entre 37- 41 semanas, 5,4% entre 32- 36 semanas, 1,4% >41 semanas e 1,4% < 32 semanas. O peso ao nascimento variou de: 63% (3000- 3999g); 27,4% (2500-2999g); 5,5% > 4000g e 4,1% (1500-2499g).

Conclusões: A partir da DNV foi possível conhecer as mães e os seus filhos em uma determinada região, correlacionando suas informações. A maioria dos recém nascidos apresentou-se a termo, provavelmente devido ao bom nível de escolaridade materna e aos serviços prestados pela Unidade Básica de Saúde da Família, disponibilizando acesso aos cuidados gestacionais, comprovados pelo alto índice de gestantes com sete ou mais consultas de pré-natal e percentual reduzido de baixo peso ao nascer. Portanto, a DNV revela-se um instrumento para o monitoramento da realidade local, possibilitando o planejamento de intervenções de acordo com as necessidades da população adscrita.


Palavras-chave


Nascidos Vivos; Declaração de Nascido Vivo; Gestantes

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: