Associação depressão e síndrome metabólica em idosos

Neiva Clara Ludcke Shumann, Ana Lucia Soares Camargo Fagundes

Resumo


Introdução: A depressão é um distúrbio da área afetiva ou do humor com forte impacto funcional em qualquer faixa etária. Possui natureza multifatorial por envolver diversos aspectos biológicos, sociais e psicológicos. Em idosos, pode ser responsável pela perda de autonomia e pelo agravamento de quadros patológicos preexistentes. A depressão tem-se associado às alterações do metabolismo da glicose, hipertensão, adiposidade central e dislipidemias, integrantes do que é chamada síndrome metabólica (SM), evidenciando a necessidade do reconhecimento, por parte dos profissionais de saúde, dessas patologias durante suas práticas clínicas.

Objetivo: Conhecer a associação entre Depressão e Síndrome Metabólica em pacientes idosos do grupo de hipertensos e diabéticos cadastrados na área de abrangência da ESF do Bairro Metropol, no município de Criciúma, SC.

Metodologia: Estudo descritivo, transversal, com abordagem predominantemente quantitativa. A população envolveu os pacientes idosos, acima dos 65 anos, cadastrados no grupo de hipertensos e diabéticos da Estratégia Saúde da Família, do Bairro Metropol, no município de Criciúma, SC, num total de 98 pacientes.

Resultados: 16 (30,77%) são do sexo masculino e 36 (69,23%) são do sexo feminino. A média de idade foi de 72,71 anos com um desvio padrão de ± 6,08 anos. 21 pacientes (40,38%) têm diagnóstico de depressão e 31 pacientes (59,62%) não tem o diagnóstico de depressão.

Conclusão: A partir dos dados analisados, concluímos que todos os sujeitos da amostra apresentam Síndrome Metabólica e há uma significativa parcela com preditivo de depressão, que apesar de não ser predominante, indica um escore expressivo para essa condição, pois a probabilidade é a de que haja o desenvolvimento de sintomas depressivos com o aumento da idade.


Palavras-chave


Depressão; Depression; Síndrome Metabólica; Metabolic Syndrome; Idosos; Elderly

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: