Projeto Olhar Brasil: a visão do escolar priorizada na Estratégia Saúde da Família

Sheila Ferreira Fernandes, Priscila Luana Correia Güntzel, Giuliano Machado Danesi, Máurea Pantaleão dos Santos

Resumo


Introdução: Problemas visuais podem prejudicar o processo de aprendizado escolar da criança e do adolescente. Assim o Governo Federal elaborou o projeto “Olhar Brasil” que é uma parceria do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação. Esse projeto visa facilitar a detecção precoce desses problemas em estudantes do ensino fundamental de escolas públicas. Consequentemente, pode diminuir a evasão e a repetência escolar, assim como futuras complicações oftalmológicas associadas. Neste estudo, foram avaliados os resultados referentes às crianças detectadas com problemas visuais pelos profissionais de uma ESF e bolsistas PET- Saúde.

Desenvolvimento: A aplicação do Projeto Olhar Brasil ocorreu no período de agosto a outubro do ano de 2011 na própria escola, sendo realizada por uma agente de saúde e duas bolsistas PET: uma do curso de medicina e outra do de farmácia. Essa triagem foi feita em alunos do primeiro e do quinto ano do ensino fundamental da escola mencionada utilizando-se a Escala de Sinais de Snellen para verificação da acuidade visual e com a observação de alguns aspectos como: lacrimejamento, secreção, purgação, crostas nos cílios, visão embaçada, fotofobia - sensibilidade excessiva à luz, dores de cabeça, visão dupla e desvio ocular. Foram avaliados 364 alunos, sendo identificada alguma alteração visual em 96, totalizando 26% de alunos com algum problema na visão. Os principais achados foram referentes à acuidade visual. Também foram identificados alguns casos de desvio ocular. Com isso, os alunos identificados com alguma alteração foram encaminhados para o atendimento focal com maior agilidade do que pelas vias tradicionais de acesso.

Conclusão: A realização desse projeto demonstrou ser fundamental na identificação e prevenção de problemas visuais desses estudantes. Ressalta a importância da acessibilidade precoce para muitas dessas crianças que poderiam até chegar ao atendimento especializado posteriormente com prejuízos físicos e psicológicos avançados. A visão é um dos sentidos que permite a percepção do mundo, preservá-lo é garantir o crescimento e desenvolvimento do direito de cidadania dessas crianças.


Palavras-chave


Visão; Ensino; Infância

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: