Plano de ação para aumentar cobertura exames citopatológicos do colo do útero

Thaisy da Cunha Borges, Moara Ailane Thum, Claudio Luiz Muller, Alexandra Silva Machado, Luciana de Oliveira Pinto

Resumo


Introdução: No Brasil, o câncer de colo uterino é o segundo tipo de câncer entre as mulheres, em todas as faixas etárias, que mais leva ao óbito. Por tratar-se de uma doença de evolução gradual, a assistência precoce e qualificada às mulheres pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família é crucial.

Objetivos: Identificar a cobertura de exames preventivos de câncer de colo de útero (CP) em uma área de vigilância da Unidade de Saúde Parque dos Maias em Porto Alegre – RS. Propor estratégias para ampliar a oferta de CP visando alcançar uma cobertura 80% da população alvo.

Descrição: Coletamos os dados da área referentes ao ano de 2010 para avaliar nosso indicador de razão de coleta (razão entre CP na faixa etária de 25 a 59 anos e a população alvo em determinado local e ano) no sistema próprio que o Grupo Hospitalar Conceição (GHC) possue, calculamos a razão e propusermos uma ação para aumento da cobertura.

Resultados: A referida área de vigilância apresenta uma população de 2259 habitantes, dos quais 1230 (54,44%) são mulheres e 1029 (45,55%), homens. Dentre as mulheres, temos 628 na faixa etária de 25 a 59 anos, das quais, no ano de 2010, apenas 189 coletaram o exame (razão de coleta ≥ 0,30). Identificado também que 246 mulheres não possuíam nenhum registro de CP no nosso sistema. A estratégia proposta para o aumento da cobertura em 2012 foi baseada nas determinações do Pacto pela Saúde 2011, ou seja, que houvesse um aumento de 15% na razão a cada ano, portanto, na nossa área de vigilância devemos coletar 282 CPs em 2012, o que significa 23 coletas/mês, para garantirmos estas coletas iniciamos busca ativa das pacientes por telefone, inicialmente por aquelas que nunca coletaram o exame, e oportunizamos estes espaços de coleta na agenda dos profissionais responsáveis.

Conclusões: Embora a cobertura de exames citopatológicos do colo do útero em nossa área seja bem superior à média nacional, ainda distanciamos muito do preconizado pelo Ministério da Saúde (80% da população alvo). Observamos que apesar dos esforços com busca ativa e abertura de agendas específicas para coleta o absenteísmo às consultas é de cerca de 50%, o que nos leva a pensar em uma estratégia para conscientizar as mulheres acerca da importância do exame preventivo.


Palavras-chave


Saúde da Mulher; Neoplasia do Colo do Útero

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: