O curso de diabetes como estratégia para o autocuidado

Ane Gabriele Poli, Pâmela Leites de Souza, Kelma Nunes Soares, Andressa Vaz Brito, Simone Valvassori

Resumo


Introdução: O Diabetes Mellitus configura-se hoje como uma epidemia mundial, sendo um grande desafio para os sistemas de saúde de todo o mundo. As altas taxas de morbimortalidade, com perda importante da qualidade de vida do paciente diabético, reforçam a importância do diagnostico precoce e de estratégias para minimizar as consequências e complicações da doença. A Unidade de Saúde Conceição, integrante do Serviço de Saúde Comunitária do Grupo Hospitalar Conceição de Porto Alegre-RS, também se depara com índices significativos, onde o número de pacientes diabéticos é em torno de 1.340, para uma população de 21.000 habitantes. Diante disso, a equipe desta unidade de saúde, traçou algumas estratégias de atenção a esses pacientes, dentre elas, o Curso de Diabetes, cuja vivência será enfatizada no presente relato.

Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, acerca de uma das ferramentas utilizadas no cuidado com os pacientes diabéticos que residem na área de abrangência da Unidade Conceição, através da abordagem multiprofissional em um Curso de diabetes.

Objetivo: Compartilhar a experiência dos profissionais de uma equipe de saúde, a partir da implementação do Curso de diabetes como estratégia de educação em saúde.

Resultados: O curso de diabetes tem o intuito de promover a educação em saúde aos portadores do Diabetes, a fim de proporcionar uma melhor qualidade de vida, além de reduzir a ansiedade frente à doença,
visando ao autocuidado. O curso se desenvolve bimestralmente, com quatro encontros semanais, planejados por uma equipe multiprofissional - Enfermeiro, Médico, Odontólogo, Técnico de enfermagem, Educador físico, Nutricionista e Agente de saúde. Os temas abordados são relacionados ao conhecimento sobre a patologia, uso de medicamentos, alimentação saudável, exercício físico, cuidados com os pés, entre outros assuntos fundamentais para a autonomia do paciente diabético. A inscrição dos usuários se dá pela indicação dos profissionais de saúde ou por iniciativa própria do paciente, através de registro centralizado na Unidade de Saúde. Entende-se a realização deste curso como um espaço de formação e educação em saúde, promovendo sujeitos mais conscientes acerca de sua condição de saúde e comprometidos com o autocuidado.

Conclusões: Espera-se que este trabalho sirva como inspiração para que outros profissionais de saúde desenvolvam iniciativas como a relatada no presente trabalho, a fim de destacar a atuação interdisciplinar como essencial para uma atenção integral e de qualidade ao paciente diabético e sua família.


Palavras-chave


Diabetes Mellitus; Educação em Saúde; Autocuidado

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: