Estratégias da equipe de Saúde da Família para enfrentamento da obesidade infantil

Maria Elizia Fornari Brunetta, Gabriela Marcellino de Melo Lanzoni, Caroline Cechinel

Resumo


Introdução: A obesidade é um distúrbio crônico, cuja prevalência encontra-se em ascensão, tornando-se cada vez mais comum entre os infantes. A obesidade infantil vem ganhando atenção devido aos riscos associados, configurando um importante problema mundial de saúde pública.

Métodos: Trata-se de uma revisão sistematizada da literatura, onde foram definidos critérios para a coleta de dados, análise e apresentação dos resultados desde o início do estudo, a partir de um protocolo de pesquisa previamente elaborado e validado. A busca pela literatura ocorreu no mês de janeiro de 2011 no site da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), contemplando um universo de 615 estudos. Os termos de busca foram selecionados a partir da terminologia em saúde consultada nos Descritores em Ciências da Saúde (DECS-BIREME), sendo incluídos estudos que continham os descritores: “Obesidade” AND “Atenção primária à saúde”, no idioma português e espanhol, disponíveis gratuitamente no formato completo, sem limite de tempo. Foi excluída, automaticamente, toda produção duplicada, cartas, editoriais, e produção não relacionada com o escopo do estudo. Assim, foi realizada a captação de toda produção indicada na base de dados. Em posse de todos os estudos, iniciou-se a leitura flutuante dos mesmos e, considerando o critério de pertinência e consistência do conteúdo, foram selecionados sete estudos completos para análise mais aprofundada.

Objetivos: Este estudo busca determinar as novas tendências e estratégias no enfrentamento da obesidade infantil utilizadas na atenção básica em escolares, apresentando como objetivos traçar possíveis estratégias de combate e prevenção à obesidade infantil no âmbito da atenção primária à saúde e identificar causas e consequências deste agravo.

Resultados: Os resultados demonstram que a obesidade é uma das enfermidades nutricionais que mais têm apresentado aumento em sua prevalência. Em relação aos fatores biológicos relacionados com o desenvolvimento da doença na infância, foram identificados o desmame precoce, introdução de alimentos inadequados com alto teor calórico e a inatividade física. Como estratégias de enfrentamento da doença, foram identificados fatores como dieta balanceada que determine crescimento adequado e manutenção de peso, exercícios físicos controlados, apoio emocional individual e familiar, cooperação dos pais, e incentivo das escolas.
Conclusões: As estratégias identificadas revelam que a maneira mais eficaz de se combater a obesidade infantil é por meio de práticas de promoção da saúde, efetivadas por meio de uma atuação conjunta realizada por diferentes profissionais de saúde, como enfermeiros, médicos educadores físicos, nutricionistas, psicólogos e professores das redes básicas de ensino.


Palavras-chave


Obesidade; Promoção da Saúde; Comunicação Interdisciplinar

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: