Avaliação da resolutividade entre médicos da Atenção Primária à Saúde

Leonardo Graever, Mariana Schettini Soares, Bernardo Lago Alves

Resumo


Introdução: A Estratégia Saúde da Família (ESF) tem como um de seus pilares a alta resolutividade, pois grande parte das demandas da população (80 a 90%) pode ser resolvida nesse âmbito. Apenas 10 a 20% dos usuários atendidos necessitam de encaminhamento a serviços especializados, seja para a realização de exames complementares ou consultas com especialistas.

Objetivo: Avaliar a proporção de encaminhamentos e exames complementares em nível secundário ou terciário solicitados por médicos da Clínica da Família Dr. Felippe Cardoso em relação ao total de atendimentos médicos, e a adequação dessa proporção.

Método: levantamento de solicitações de referências e exames complementares realizados de abril de 2011 a janeiro de 2012, comparando estes dados com o número total de atendimentos médicos no mesmo período e o número total mensal de vagas disponibilizadas através do Sistema de Regulação (SISREG III) para atendimento e realização de propedêutica complementar em serviços especializados. Foi realizada também análise qualitativa de um seção destes dados.

Resultados: Foram realizados 18.501 atendimentos médicos no período estudado. Foram autorizadas 2.312 vagas de encaminhamento pelo SISREG (12,49%). Na análise qualitativa dos dados referentes ao período de novembro de 2011 a janeiro de 2012, houve grande variação entre as especialidades, com predomínio de solicitações de vagas para Ginecologia, Cirurgia e Dermatologia. As marcações de Eletrocardiograma e consultas de Otorrinolaringologia tiveram queda significativa ao longo dos meses analisados.

Discussão: Os dados, embora enviesados pelas nuances do sistema de regulação, mostram proporção compatível com dados da literatura. Cabe analisar qualitativamente a natureza dos serviços solicitados e avaliar a indicação e a adequação de tais solicitações com os princípios da ESF.

Palavras-chave


Medicina de Família e Comunidade; Sistema Único de Saúde; Atenção Primária; Family Practice; Unified Health System; Primary Health Care

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: