Relato de experiência em saúde materno-infantil em unidade básica de saúde

Daiana Zerbielli, Ana Ceratti, Daiane Maria Bozza, Angineri Teixeira Ossani, Eloisa Corrêa

Resumo


Introdução: A falta de acesso a informações sobre os benefícios do aleitamento materno e da higiene oral interferem na saúde, assim como o uso das chupetas consiste em um fator de risco para alterações no crescimento ósseo facial e má oclusão dentária. Logo, é fundamental desenvolver ações contínuas com estes enfoques qualificando o atendimento em Atenção Primária.

Objetivos: Orientar mães em relação ao aleitamento materno e saúde oral das crianças menores de um ano de idade vinculadas à Unidade Básica de Saúde (UBS) Adirbal Corralo, em atividade de extensão, no município de Passo Fundo, Rio Grande do Sul.

Metodologia ou descrição da experiência: A atividade ocorreu em abril de 2013 na UBS através de dois encontros desenvolvidos e apresentados pelos acadêmicos e preceptores do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). A atividade teve como público-alvo as mães que vinham à UBS para consultas de puericultura, ocasião em que eram convidadas a participar de palestras na sala de reuniões. Foram enfocados a importância do aleitamento materno e seus benefícios para a saúde materno-infantil, sua relação com o desenvolvimento facial do bebê, higiene oral, hábitos alimentares e uso da chupeta. As presentes receberam, além de orientações, kits de higiene oral para uso conforme a idade.

Resultados: Participaram dos encontros 12 mães, e constatou-se o interesse delas em relação aos temas de amamentação e saúde oral das crianças. Através destes encontros foi possível conversar com as participantes, transmitir informações e esclarecer dúvidas frequentes das cuidadoras nessa fase do ciclo vital.

Conclusões ou hipóteses: Visto a o interesse das mães em relação aos assuntos abordados, denota-se a necessidade de ampliar esse tipo de ação. Além disso, ressalta-se a importância da participação dos acadêmicos e profissionais em programas como o PET-Saúde, pois oportuniza experiências diretas com a população e uma perspectiva de educação continuada em saúde contribuindo para uma melhor formação e atuação profissional.


Palavras-chave


Saúde Materno-infantil; Aleitamento Materno; Saúde Oral

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: