O papel do ACS na integralidade do cuidado em casos complexos

Martha Maria Vieira de Salles Abreu Artilheiro, Juliana Rosa Molina de Oliveira, Angela Maria Coelho, Jéssica Carvalho Lima, Thais Santa Rosa

Resumo


Introdução: Através da atuação do ACS, com demandas oriundas do território, onde situações de violência, abandono e risco de vida são identificados e levados para discussão em equipe multiprofissional e da ESF. O Projeto Terapêutico Singular (PTS) surge como instrumento capaz de efetivar a integralidade do cuidado em casos complexos, através da articulação com outras instituições atuantes no território.

Objetivos: Evidenciar o papel do ACS como interlocutor entre os profissionais técnicos e a comunidade. Ressaltar a importância do olhar ampliado da saúde, frente aos determinantes sociais. Reafirmar a importância de uma rede de apoio intersetorial a fim de pactuar responsabilidades de atenção ao cuidado.

Metodologia ou descrição da experiência: A ESF usa como metodologia a busca ativa de moradores em situação de vulnerabilidade e que demandam cuidados de saúde no sentindo ampliado. A partir dessa aproximação, propõe-se a criação de um PTS, intencionando maior interlocução entre os diferentes atores sociais presentes no território, já que a política de saúde não é capaz de abranger outros setores da vida. Desta maneira, o PTS consolida o trabalho em conjunto de instituições em áreas de: saúde, assistência social, saúde mental, e jurídica, bem como a participação dos usuários no processo de cuidado. Esta atuação conjunta possibilita o acesso aos serviços institucionais bem como meios de melhorar a qualidade de vida da população.

Resultados: O olhar qualificado de uma ACS fez chegar à unidade, o caso de um adolescente com Paralisia Cerebral, que reside em casa precária e de difícil acesso, junto com idosa, portadora de sua guarda, que cuida ainda de mais 3 jovens, irmãos do adolescente. A mãe biológica dos mesmos vive em situação de rua, é usuária de crack e possui outros filhos. Diante dessa situação complexa, buscou-se aproximação com: o CRAS, o CREAS, o Conselho Tutelar, o Ministério Público, a Escola e o CAPS. A efetivação do cuidado através de todas as entidades envolvidas, passou por conseguir os objetos para cadeirante, um apartamento com arquitetura para mobilidade, transporte gratuito e facilidade na dinâmica escolar.

Conclusões ou hipóteses: Efetivar o conceito de saúde ampliada significa garantir acesso aos serviços de saúde, respeitando as singularidades dos envolvidos e compartilhando o cuidado, em suas múltiplas necessidades. As redes de apoio são fundamentais para a garantia de direitos aos usuários. O ACS, com olhar diferenciado do território e a troca de saberes potencializam a integralidade deste cuidado.

 

 


Palavras-chave


Clínica Ampliada; Agente Comunitário de Saúde; Estratégia Saúde da Família

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: