O papel da equipe multiprofissional no desmame da chupeta

Émille Dalbem Paim, Analine Fernandes, Pâmela Morette, Salua Younes, Nair Luft

Resumo


Introdução: Os prejuízos causados pelos hábitos de sucção não nutritivos, entre eles o uso da chupeta, têm sido descritos por diversos autores como causas de alterações na mastigação, respiração, fala e deglutição. Neste sentido, a Unidade Básica de Saúde apoiada pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), tem um papel fundamental na prevenção e desmame destes hábitos.

Objetivos: Relatar a experiência de atividade lúdica com crianças na faixa etária de quatro a cinco anos de idade em Escola Pública Infantil do município de Passo Fundo/Rio Grande do Sul.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A atividade ocorreu em setembro de 2013 através de dinâmica de literatura a partir do livro Bela e o Bico Lino (Prando, M.L; Schwengber, F.; Vazatta, G.F, 2009) em uma Escola de Educação Infantil. A atividade foi realizada pelas acadêmicas do PET-Saúde das áreas de psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia e assistência social com duração de aproximadamente 40 minutos, sendo que para a criação das caminhas entregues para os alunos e execução da atividade foram utilizados fantoches, chupeta, retalhos de tecido, cartolinas e papel crepom. A dinâmica foi aplicada em apresentação teatral com linguagem infantil e teve a finalidade de estimular a suspensão do uso da chupeta.

Resultados: A atividade iniciou com abordagem sobre os malefícios causados pelo uso da chupeta exaltando quem não fazia uso, contando com a participação de 15 alunos, dois professores e acadêmicas do PET-Saúde de diversas áreas de conhecimento. Após foi realizada a dinâmica através de teatro de fantoches e posterior decoração das caminhas pelas crianças, onde as chupetas foram “colocadas para dormir”. Neste primeiro contato três alunos demonstraram interesse e colocaram a chupeta na caminha. As professoras da escola relataram ser de grande importância a atividade pelo elevado número de crianças que possuem hábitos orais deletérios com dificuldade de abandono da chupeta.

Conclusão ou Hipóteses: As professoras e crianças demonstraram grande interesse pela atividade, sendo esta relevante na prevenção e desmame dos hábitos orais deletérios. Foram observados resultados positivos, sendo que se consolidou a ideia de expansão a outras escolas. Ainda, ressalta-se a importância da participação multiprofissional dos alunos em experiências diretas com equipe da UBS e comunidade.

 


Palavras-chave


Desenvolvimento Infantil; Comportamento de Sucção; Educação

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: