O papel da equipe de saúde da família na obesidade infantil

Rubens Luz Malamin, Maxlânio Azevedo Borges, Christian Morato de Castilho, Aline Martins Braga Gilberti, Maryanne Carneiro Mercês

Resumo


Introdução: A obesidade é uma doença crônica, multifatorial, caracterizada pelo acúmulo de tecido adiposo. Trata-se de um problema de saúde pública, com implicações na promoção da saúde física, social e emocional das crianças e potenciais efeitos adversos na vida adulta. Devido ao aumento de sua incidência, estudos aprofundados têm sido feitos acerca do assunto a fim de promover a saúde desta população.

Objetivos: Apresentar o tema Obesidade Infantil às mães e cuidadoras de crianças que apresentam obesidade na área de abrangência do Centro de Saúde São Bernardo.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foram identificadas pela ACS e pelo médico da comunidade crianças acima do peso, para participar da oficina de intervenção que será realizada no Centro Recreativo da área de abrangência do centro de saúde São Bernardo.

Os alunos foram distribuídos da seguinte maneira: 1º Grupo: Responsável pelos adultos e dinâmica dividida em dois momentos: 1) Dinâmica de introdução: Alimentação saudável X não saudável 2) Tema principal e fechamento: Importância da alimentação saudável e da prática de exercícios físicos. 2º grupo: Elaborou um livro com modelos de receitas fáceis, baratas, gostosas e nutritivas. 3º grupo: Confeccionou e entregou convites à população escolhida para participarem do evento.

Resultados: Compareceram à Oficina duas crianças acompanhadas de cuidadores. Após medição dos dados antropométricos observou-se valores de IMC entre 29 e 31, sendo classificadas como sobrepeso e obesidade. As crianças envolveram nas brincadeiras e relataram que não as praticava, já que passavam a maior parte do tempo brincando com videogames. Foram distribuídos brindes e as crianças entusiasmadas garantiram que agora poderiam se divertir e emagrecer brincando. Na dinâmica realizada com os cuidadores, eles se mostraram preparados acertando quais alimentos eram saudáveis e não saudáveis. Ficaram surpresas ao tomar conhecimento a respeito do valor financeiro dos alimentos saudáveis, que são mais acessíveis.

Conclusão ou Hipóteses: Os cuidadores apesar de apresentarem conhecimento a cerca do assunto, justificaram o peso elevado das crianças, devido a comodidade e falta de tempo que as leva a comprar alimentos práticos (menos nutritivos e mais calóricos). Após a oficina, os cuidadores se comprometeram a ter mais compromisso com a alimentação das crianças, ao perceber o quão danoso é a alimentação incorreta para as mesmas.

 


Palavras-chave


Obesidade; Infantil; Alimentação

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: