Melhoria da adesão ao tratamento medicamentoso dos hipertensos e diabéticos

Juliana Invenção Gomes, Denise Silva da Silveira

Resumo


Introdução: A Estratégia de Saúde da Família (ESF) é elemento-chave no controle das doenças crônicas não transmissíveis, onde os vínculos estabelecidos mediante as ações da equipe multidisciplinar são decisivos para o sucesso do tratamento de hipertensos e/ou diabéticos. Dentre os problemas enfrentados na USF de São Bento destaca-se a baixa adesão dos hipertensos e/ou diabéticos ao tratamento medicamentoso.

Objetivos: Avaliar a adesão ao tratamento medicamentoso e monitorar a atenção prestada pela USF de São Bento aos seus usuários hipertensos e/ou diabéticos.

Metodologia ou descrição da experiência: Trata-se de uma pesquisa-ação, estruturada através de um projeto de intervenção. Aconteceu entre os meses de outubro de 2012 a fevereiro de 2013 e contou com o apoio da equipe de saúde da USF. Consistiu na avaliação inicial da adesão ao tratamento dos hipertensos e/ou diabéticos pelo teste Brief Medication Questionaire (BMQ), na realização de atividades educativas com enfoque na orientação ao uso correto do tratamento medicamentoso e na avaliação final da adesão. Incluiu ainda ações de capacitação da equipe multidisciplinar e de monitoramento da atenção prestada aos usuários hipertensos e/ou diabéticos da USF de São Bento pelos indicadores do Programa HIPERDIA realizado mensalmente.

Resultados: Participaram dessa pesquisa 217 hipertensos e/ou diabéticos que responderam ao teste BMQ. Destes, 55,8% foram cadastrados no Programa HIPERDIA, 77,1% tiveram seus registros de medicamentos atualizados, 98,2% utilizavam medicamentos da Farmácia Popular/ HIPERDIA e 46,5% receberam orientação sobre o uso correto da medicação. A baixa adesão foi de 7,8% e verificou-se mudança de categoria para aderente entre cinco dos sete respondentes ao teste.

Conclusões ou hipóteses: Constatou-se que os objetivos inicialmente propostos foram cumpridos, proporcionando desde a organização do programa, a capacitação da equipe, a realização de encontros de educação em saúde, até a melhoria da adesão ao tratamento medicamento de alguns usuários.

 


Palavras-chave


Atenção Básica à Saúde; Doenças Crônicas não Transmissíveis; Tratamento Medicamentoso

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: