TIA: o treinamento de acadêmicos para difundir os primeiros socorros

Laura Brandão Barros, Iuri Matias Oliveira Schreiner, Paulo César Costa Duarte

Resumo


Introdução: O Projeto Alfa Manaus está vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Amazonas (PROEXT-UFAM), composto exclusivamente por estudantes de medicina que abordam a temática de Primeiros Socorros e Prevenção de Acidentes, tema de recorrentes dúvidas que possui necessidade emergente de esclarecimento à população e capacitação de profissionais atuantes.

Objetivos: Se o objetivo do projeto é difundir o tema à comunidade à sua linguagem, é necessário precisão e segurança dos membros quanto ao conhecimento e às técnicas. O embasamento provém de constante atualização, discussão e treinamento sobre o tema, no chamado Treinamento Interno do Alfa (TIA).

Metodologia ou descrição da experiência: Novos membros ingressam anualmente no projeto e são capacitados com treinamentos, debates e discussões atualizados, cujas fontes são parâmetros PHTLS (PreHospital Trauma Life Support), ATLS (Advanced Trauma Life Support) e demais protocolos vigentes, como forma de inovar o projeto e mesclar conhecimentos, criando desta forma técnicas mais adaptadas e correspondentes a nossa realidade.

A capacitação é feita por médicos egressos do projeto e por profissionais especialistas, como o Corpo de Bombeiros do Amazonas. Os estudantes são instigados a despertar o espírito do socorrista, avaliados em situações com a maior proximidade da realidade, necessitando de aptidão técnica e psicológica.

Resultados: Através do Treinamento Interno do Alfa (TIA), acadêmicos ingressantes e finalistas do curso de medicina são nivelados e trocam experiências entre si e com profissionais para aperfeiçoarem técnicas, visando um conhecimento consolidado para repassar a comunidade. Situações diferenciadas, as dúvidas da população e a importância do conhecimento em primeiros socorros para salvar vítimas incitam a busca por crescimento e ampliação do Projeto.

Conclusões ou hipóteses: Com as noções de atendimento pré-hospitalar difundidas e esclarecidas ao maior número de pessoas, tem-se, consequentemente, uma diminuição considerável dos riscos decorrentes do mecanismo do trauma e um atendimento mais eficiente e adequado às vítimas. O conhecimento não se limita apenas à população leiga, mas estende-se também aos acadêmicos que adquirem experiência a cada palestra realizada.

 


Palavras-chave


Primeiros Socorros; Treinamento; Atendimento Pré-hospitalar

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: