Peso nas crianças de 0 a 12 meses no PMF Jurujuba

Vilma Silva, Patricia Haddad, Simone de Souza, Juliana Gregório, Maria Isabel Nascimento

Resumo


Introdução: O monitoramento de peso da criança é um importante parâmetro estabelecidos pela Vigilância Alimentar e Nutricional para avaliação de seu desenvolvimento e para a Vigilãncia Nutricional.As crianças ao nascer são cadastradas no Programa Médico de Familia de Jurujuba, Niterói, Rio de Janeiro, acompanhadas mensalmente na puericultura.

Objetivos: Analisar o peso ao nascer e ao completar doze meses de vida de crianças residentes na localidade de Jurujuba, assistidas pelo Programa Médico de Família (PMF) de Niterói, Rio de Janeiro.

Metodologia ou descrição da experiência: Estudo descritivo de revisão de prontuários de crianças nascidas nos anos 2008, 2009 e 2010 e acompanhadas pelo PMF de Jurujuba. As variáveis de interesse foram a identificação do Setor do PMF, sexo, peso ao nascer e peso aos 12 meses de vida. Foram calculadas medidas de tendência central (média, desvio padrão, percentis, valores máximos e mínimos) e foram feitas avaliações segundo os parâmetros estabelecidos pela Vigilância Alimentar e Nutricional.

Resultados: Nos três anos,um total de 66 crianças dos Setores: A(27), B(26)e C(13). A média de peso ao nascer 3233,54g (DP= 447,71g):Setor A 3198,38g (DP= 388,72g), B 3350,38g (DP= 482,61g) e C 3072,69g (DP= 3072,69g). Houve três casos classificados como baixo peso ao nascer, dois do Setor A (2249g e 2395g) e um do C (2270g). Aos doze meses a média de peso do grupo 10151,54g (DP= 1308.46g). Considerando os pontos de corte, verificou-se a existência de quatro crianças com peso aos doze meses no percentil < 10 indicando risco nutricional, sendo um no Setor A e C, duas no B. A avaliação do percentil ≥97 evidenciou a presença de uma criança com risco de sobrepeso nos três Setores.

Conclusões ou hipóteses: Embora a maioria das crianças, avaliadas aos doze meses, se apresentassem eutróficas, o diagnóstico por percentis sugeriu que desvios no estado nutricional estiveram presentes em crianças dos três setores, mostrando a importância deste método de diagnóstico nutricional para direcionar as medidas preventivas na comunidade de Jurujuba.

 


Palavras-chave


Vigilância Nutricional; Eutrofica; Sobrepeso

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: