Avaliação da troca de vivências em uma comunidade de pescadores no Brasil

Roberto Conter Tavares, Arnildo Dutra de Miranda Júnior, Jéssica Pereira Sauer, Tarso Pereira Teixeira

Resumo


Introdução: Durante o ano de 2013 o programa de extensão Liga de Educação em Saúde (LES) formado por acadêmicos de medicina da Universidade Federal do Rio Grande realizou ações sobre Educação Popular com moradores da comunidade de pescadores Vila da Barra, localizada na cidade de Rio Grande/RS no extremo sul do Brasil. No final do ano de 2013 realizou-se uma avaliação do programa.

Objetivos: Analisar os relatos da avaliação do projeto ao longo do ano de 2013 sobre a troca de experiências entre as artesãs da Vila da Barra e os extensionistas integrantes da LES.

Metodologia ou descrição da experiência: A metodologia utilizada foi o relato de experiência. Foram utilizados relatos de seis moradores da vila da Barra que participam das atividades práticas e vivências. Os relatos foram gravadas com filmadora e depois transcritos.

Resultados: Os resultados indicam que existiu uma troca de experiência ao longo da atuação da LES, segundo um morador da comunidade: “Sempre a gente aprende algo com vocês e vocês sempre aprendem algo com nós é a parte humana e a parte de confraternização”. Também, outras duas avaliações: “Vocês não tem ideia de quanto a gente amadurece com vocês, a gente cresce muito e nem se dá conta, eu não me dei conta eu fui me dar conta de quanto eu cresci com vocês depois que o ano passou” e “Somos todo irmãos e que ninguém sabe mais que ninguém e que todo mundo ta aprendendo com o outro e aprendendo a respeitar o outro que é o caso da Liga onde nós demos a mãos e seguimos juntos”.

Conclusões ou hipóteses: A partir dos relatos foi possível perceber que a avaliação das atividades durante o ano de 2013 foi positiva. Percebe-se a importância da troca de conhecimentos pautados na Educação Popular e vivências entre a comunidade e os extensionistas, também fica evidente o valor desta troca para a comunidade.


Palavras-chave


Educação; Extensão; Avaliação

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: