Detecção de prevalência de sobrepeso/ obesidade infantil através do PSE

Inara Russoni de Lima

Resumo


Introdução: A obesidade é um importante problema de saúde pública no Brasil e no mundo e sua prevalência vem crescendo intensamente na infância e na adolescência. O aumento na prevalência da obesidade infantil é preocupante, devido ao risco maior dessas crianças tornarem-se adultos obesos devido às várias condições mórbidas associadas à obesidade.

Objetivos: O objetivo deste estudo foi avaliar a prevalência de sobrepeso e obesidade de crianças através do Programa Saúde na Escola (PSE) para programar ações de promoção de saúde em uma escola municipal de ensino fundamental.

Metodologia ou descrição da experiência: Descreveu-se o perfil nutricional dos alunos da referida escola através de suas medidas antropométricas de peso e altura. Após cálculo do IMC, os dados foram colocados na escala de percentil da tabela simplificada apresentada pela OMS. O estudo foi transversal e descritivo, com uma amostra de crianças de 6 aos 14 anos estudantes da Escola Municipal Albert Sabin, no Rio de Janeiro. A ação ocorreu como parte de elaboração de um plano para atuação pelo Programa Saúde na Escola (PSE) junto com a equipe de Saúde da Família, composta por médica, enfermeira e agentes comunitários, além de nutricionista, que compunha o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

Resultados: De 391 crianças avaliadas, foram detectadas 61% (n = 239) de crianças eutróficas, 6% (n =24) desnutridas e 33% (n = 128) de crianças com excesso de peso. Dentre estas, 52% (n = 61) possuía sobrepeso e 48% (n = 60) obesidade. Houve predomínio de sobrepeso entre as meninas e obesidade entre os meninos.

Conclusões ou hipóteses: Acredita-se que os resultados obtidos sejam relacionados com o ambiente sócio-cultural-familiar, como baixo estímulo ao consumo de alimentos saudáveis, oferta de alimentos calóricos, sedentarismo etc. A partir destes dados, formular-se-á uma proposta voltada para hábitos de alimentação saudável e atividade física, através de ações dentro e fora de sala de aula.

 


Palavras-chave


Obesidade; PSE; Alimentação

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: