Associação entre uso parental de drogas e funcionamento familiar e infantil

Vinícius Noschang, Bruna Seibel, Murilo Henzel, Carmen Fernandes, Olga Facelto

Resumo


 

Introdução: Estudos indicam que o uso de álcool e substâncias psicoativas pelos cuidadores está relacionado à adesão por adolescentes a esse comportamento e que uma em cada quatro crianças e adolescentes está exposta ao abuso de álcool no ambiente familiar. Um dos fatores de risco para o desenvolvimento de alcoolismo seria a inserção em contexto familiar com abuso de álcool.

Objetivos: Verificar em uma amostra populacional Brasileira se o uso de álcool e cigarro pelos pais ou cuidadores está relacionado à qualidade do funcionamento familiar e ao desenvolvimento de seus filhos em idade escolar, em busca de melhor compreender como ocorrem essas associações.

Metodologia ou descrição da experiência: Os dados analisados são um recorte de uma pesquisa longitudinal, com quatro tempos de coleta ao longo de 10 anos. A amostra inicial, representativa da população Brasileira, foi constituída por todas as famílias do bairro Vila Jardim que tiveram filhos em hospital público durante o ano de 1999, totalizando 148 famílias. Este é um estudo transversal referente ao quarto tempo de coleta, quando os filhos tinham aproximadamente 9 anos. Os instrumentos utilizados foram GARF, GARF-Adaptado, CGAS, SRQ, DSM-IV-TR Checklist e CAGE, além de informações extraídas de avaliação clínica sobre uso de substâncias psicoativas.

Resultados: Nas famílias estudadas nesta etapa (n=82), encontrou-se que 9 cuidadores abusavam de álcool, 31 de tabaco e 3 de drogas ilícitas (amostra insuficiente para análise). Houve correlação significativa entre o abuso de álcool e disfunção familiar (p<0,05), conjugal (p<0,05) e tendência a associação com disfunção infantil (p=0.06). O uso de tabaco mostrou associação com disfunção familiar (p<0,01), conjugal (p<0,01) e infantil (p<0,05). Das variáveis de controle analisadas, apenas condições de moradia se associaram com abuso de álcool (p<0,01). Esperava-se encontrar associação entre o abuso de substâncias e outros transtornos mentais, o que não foi evidenciado neste estudo.

Conclusões ou hipóteses: Os resultados estão de acordo com a literatura, indicando associação entre abuso de substâncias psicoativas e dificuldades no funcionamento familiar e no desenvolvimento infantil. Os resultados com o tabaco são um dado de alerta ao sistema de saúde.

 


Palavras-chave


Family Functioning; Drug Abuse

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: