A importância da educação em saúde no tratamento da hipertensão arterial sistêmica

Tayse Perin Della Pasqua, Josueli Merotto, Eduardo Batista Schneider, Robson Paveglio Schmidt, Analine Fernandes

Resumo


Introdução: A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma doença de natureza multifatorial, que compromete o equilíbrio dos sistemas vasodilatadores e vasoconstritores. Sua prevalência na população Brasileira é de 23,3%. Em idosos é comum a associação de HAS a outras patologias determinando o uso de polifarmácia, dificultando a adesão medicamentosa e o controle da pressão arterial.

Objetivos: Relatar a experiência de atividade educativa sobre hipertensão arterial sistêmica para idosos do grupo Departamento de Atenção à Terceira Idade (DATI) no município de Passo Fundo, Rio Grande do Sul.

Metodologia ou descrição da experiência: A atividade consistiu em uma palestra desenvolvida pelos acadêmicos do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) e pela equipe multidisciplinar da Unidade Básica de Saúde Adirbal Corralo, da qual participaram 15 idosos membros do grupo DATI. Foram abordados os temas hipertensão, tratamento e os riscos da não adesão farmacológica. A atividade teve duração de aproximadamente 60 minutos, e contou com uma dinâmica abordando mitos e verdades sobre o tema, onde os idosos interagiram com placas das cores verdes (correto) e vermelhas (incorreto) para que demonstrassem seu conhecimento. Com esta atividade esperava-se que os idosos obtivessem maiores informações sobre o tema.

Resultados: O evento foi bastante dinâmico e houve participação de todos os integrantes, tornando possível o esclarecimento de dúvidas e troca de experiência com relação ao assunto da HAS. Os idosos demonstraram conhecimento prévio sobre diversos aspectos, mas ainda acreditavam em muitos mitos que foram esclarecidos durante o encontro. Os acadêmicos apresentaram explicações em linguagem popular para um melhor entendimento dos idosos, facilitando a aquisição de novos conhecimentos em saúde.

Conclusões ou hipóteses: Evidenciou-se a necessidade de um trabalho de educação contínuo com esta população sobre a HAS, tendo em vista que o acesso à informação em linguagem compreensível é fundamental para o desenvolvimento da autonomia e do autocuidado do idoso. Sendo assim, a UBS e a equipe multidisciplinar do PET-Saúde tem um papel fundamental, na orientação e conscientização sobre o cuidado com a saúde.

 


Palavras-chave


Educação em Saúde; Hipertensão; Saúde do Idoso

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: