Desenvolvimento de um modelo de prática clínica na perspectiva interdisciplinar

Noemia Liege Bernardo, Clarice Maria Specht, Ilton Oscar Willrich, Mara Cristina Binz, Viviane Faria Silva

Resumo


Introdução: Com o intuito de alcançar um novo modelo de formação do profissional de saúde se propôs desenvolver um atendimento ampliado na Unidade de Saúde Familiar e Comunitária da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), integrando os alunos e docentes do curso de medicina e de farmácia.

Objetivo: Promover uma formação ampliada que fomente o processo de trabalho, o reconhecimento das competências, habilidades, o foco de intervenção e a interface entre os distintos profissionais.

Metodologia: O público alvo são os acadêmicos do internato médico do nono período da disciplina de Medicina Familiar e Comunitária (MFC) e os de Farmácia do oitavo período na disciplina de Estágio Integrado. O desenvolvimento das atividades ocorre em dois encontros semanais. Em um é realizado a apresentação e discussão de uma história clínica a partir de um atendimento realizado no Ambulatório de MFC. O outro acontece durante o atendimento dos pacientes no modelo de “interconsulta” (atendimento clínico com aluno da medicina e farmácia), seguido da discussão clínica com os professores e a construção de um plano terapêutico conjunto.

Resultados: Os profissionais se colocaram em simbiose para a busca de uma abordagem integral do processo saúde-doença e da promoção de saúde através de uma prática clínica integrativa.

Conclusão: Este modelo formativo tem possibilitado vislumbrar-se o desenvolvimento da interdisciplinaridade para a construção de práticas em saúde em que todos os profissionais devem reconhecer o seu papel e o do outro, num processo de comprometimento com a realidade e as demandas da sociedade brasileira.

Palavras-chave


Medicina Familiar Comunitária; Atenção Farmacêutica; Interdisciplinaridade

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: