Observatório de saúde Glória/Cruzeiro/Cristal: socialização de indicadores e controle social

Priscila Fortes Thomas Hoppe, Juliana Maciel Pinto, Daniela Silva Santos, Leonardo Moura Lock, Cristianne Maria Fammer Rocha

Resumo


Introdução: O PET Observatório de Saúde é desenvolvido por alunos e professores da UFRGS, voltado para a população do Distrito Glória Cruzeiro Cristal, de 130 mil pessoas, a fim de possibilitar uma maior visibilidade às condições de saúde da população, visando a excelência nos serviços oferecidos e a reorientação necessária das práticas para melhoria dos indicadores, fortalecendo o uso de dados e informações.

Objetivos: O objetivos desse trabalho é conhecer o perfil de utilização do posto de saúde Graciliano Ramos pelo usuário e sua família, e verificar qual a melhor maneira de ampliar a participação da comunidade na produção e no uso de informações em saúde, qualificando os serviços prestados.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Uma amostra de 138 usuários dos serviços oferecidos pela Equipe de Saúde da Família Graciliano Ramos, do distrito GCC, concordou em responder a um questionário simples, após participar de sua consulta médica. Os questionários foram impressos em cartão simples, sendo aplicados pela equipe do PET e constando de sete perguntas objetivas, relacionadas à acessibilidade a internet dos usuários e sua família, qualificação dos serviços oferecidos pelo posto de saúde e assuntos de interesses. Os usuários tinham tempo livre para respondê-los e podiam solicitar ajuda. Os resultados foram expressos em porcentagem, e os cálculos e gráficos realizados no programa Microsoft Excel 2010.

Resultados: Com o objetivo de ampliar a participação da comunidade na produção e no uso de informações em saúde, as respostas dos usuários foram usadas para este fim. Na amostra em análise, a família de 46% dos entrevistados utiliza os serviços do posto de saúde ao menos uma vez ao mês, 30% a cada seis meses e 4% semanalmente. Dos 138 participantes, 57% deles afirmaram acessar a internet, ao menos uma vez por semana. Quando questionados se acessariam um site específico para obter informações sobre os serviços do posto, 91% do total afirmou que sim, e 47% gostariam de ver informações sobre saúde. 40% dos usuários gostaria que o posto oferecesse atendimento odontológico.

Conclusão ou Hipóteses: Quase metade dos entrevistados utiliza o posto mensalmente, mais de 50% tem acesso a internet e quase 100% a usaria para obter dados sobre os serviços. O maior desafio foi definir a ferramenta adequada, sendo criado o site Observatório de Saúde do Distrito GCC, onde usuários podem esclarecer dúvidas e acessar respostas objetivas, além da distribuição de folders e fixação de painéis informativos.

 


Palavras-chave


Distrito Glória Cruzeiro Cristal; Observatório de Saúde

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: