Avaliação de instrumentos da qualidade de vida no Diabetes Mellitus

Ricardo Augusto Fernandes, Fernanda Machado dos Santos, Rafaela Moreno Ramos Gonçalves, Pedro Figueira Locatelli, Claudia Lidia Toledo Gomes Locatelli

Resumo


Introdução: A Diabetes, principalmente a do tipo 2, tem uma forte relação com o estilo de vida, o qual tem impacto no curso clínico, no controle metabólico e no prognóstico da doença. Este é um dos aspectos que torna a aplicação seriada de instrumento de avaliação subjetiva, como os instrumentos de qualidade de vida, interessante, pois este poderia delimitar os efeitos destas manobras de intervenção.

Objetivos: O objetivo desta revisão de literatura é avaliar os instrumentos de qualidade de vida para idosos portadores de diabetes tipo 2 e analisar quais deles foram validados para língua portuguesa.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Através de revisão bibliográfica da literatura nacional e internacional sobre o tema, sendo feita consulta para obtenção de textos na base de dados MEDLINE e BIREME utilizando-se das palavras chaves “qualidade de vida” e “Diabetes Mellitus” e ïdosos. Na análise dos instrumentos utilizou a metodologia proposta por Lohr el al. Os instrumentos são avaliados com relação ao seu modelo conceitual e de medida, confiabilidade, validade, sensibilidade à mudança, facilidade de interpretação, aspectos práticos de utilização, formas alternativas e adaptações lingüísticas disponíveis.

Resultados: Foram encontrados 147 referências na pesquisa constando de 22 tipos de instrumentos diferentes, que foram analisados a partir de seus artigos originais, discutindo suas principais características.

Conclusão ou Hipóteses: Os instrumentos validados no idioma e adaptados as características culturais da população do Brasil são os seguintes: WHOQOL-100, Whoqol-Bref, SF-36, EQ-5D, Addquol, DiabMedSat, Diabetes Treatment Satisfaction Questionnaire, versões status e change (DTSQs e DTSQc), Diabetes Symptom Checklist-Revised (DSC-R) e Problem Areas in Diabetes scale (PAID).

 


Palavras-chave


Diabetes; Qualidade de Vida; Idoso

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: