O perfil dos adolescentes que sofrem violência nas escolas públicas de Joinville

Mariana Parizotto Moraes, Giuliano Schmidt Bertazzo Silveira, Solange Correia Lima Mota

Resumo


Introdução: A violência vem sendo, cada vez mais, um assunto que angustia a sociedade, e é um fator determinante para o futuro, já que sequelas podem permanecer pela vida toda. Entre julho de 2010 e julho de 2011 em SC houve 158 mortes em adolescentes causadas pela violência.

Objetivo: Encontrar o perfil do adolescente vítima de violência nas escolas públicas de Joinville/SC.

Métodos: As informações foram coletadas através de um questionário montado pelos autores, com 31 perguntas, entre elas 3 que abordavam se o adolescente havia se sentido ameaçado ou humilhado, e onde isso ocorreu. O questionário foi aplicado nas salas de aula do 6º ao 9º ano de quatro escolas públicas de Joinville/SC, após a permissão dos pais, no ano de 2011, totalizando 566 alunos. Os dados foram armazenados e manipulados através programa Microsoft Excel.

Resultados: Dos 566 adolescentes entrevistados, 423 responderam sim para pelo menos uma das três perguntas.Destes 50.2% eram do sexo masculino, a média de idade ficou em 12,6 anos, e a maior parte estava frequentando o 6º ano. Sendo que, dos que responderam sofrer ameaças, 30 afirmaram ocorrer em casa, 132 na escola, e 118 na rua.

Conclusão: O perfil do adolescente que sofre violência nas escolas públicas de Joinville é de um menino, com aproximadamente 12 anos, frequentando 6º ano, e que sofre violência principalmente na escola.

Palavras-chave


Violência; Adolescente; Escola

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: