Satisfação no trabalho em uma equipe da Estratégia de Saúde da Família

Jeferson Carlos Siega, Vanessa Luana Jost Ludovic, Jania Inez Uler, Sonia Regina Dumke Stolf, Simone Gabriela Seidel

Resumo


Introdução: Em virtude do tempo que o indivíduo passa trabalhando, é fundamental que exista satisfação no trabalho realizado, talvez o principal termômetro da qualidade de vida do trabalhador e da qualidade de gestão.
OBJETIVOS: Identificar o grau de satisfação do trabalhador de uma unidade de saúde integrante da Estratégia de Saúde da Família (ESF), traçando um perfil dos profissionais bem como identificando quais itens da execução do trabalho geram maior satisfação ou insatisfação.

Metodologia: A amostra foi constituída dos doze profissionais das diferentes áreas integrantes da equipe de uma unidade de saúde de Timbó/SC. Como instrumento de pesquisa foram utilizados três questionários estruturados com questões fechadas e um questionário com questões abertas.

Resultados: Os resultados demonstraram uma predominância do sexo feminino, idade média de 42,1 anos, com média de tempo de trabalho de 7,4 anos, todos com no mínimo o ensino fundamental, sendo que 50% estavam cursando ou apresentavam o ensino superior completo. Os fatores que mais geraram satisfação foram: as relações interpessoais, responsabilidade, progresso pessoal e realização profissional. Condições de trabalho, políticas e administração da Instituição e salários foram os que mais causaram insatisfação.

Conclusões: A satisfação no trabalho exerce influência sobre o estado emocional do individuo, manifestando-se na forma de alegria decorrente da satisfação ou na forma de sofrimento decorrente da insatisfação. Mudanças devem ser feitas a partir das prioridades identificadas voltadas para implementar os aspectos psicossociais do trabalho que aparecem como principais fontes de satisfação e alterar os aspectos de insatisfação no trabalho em cada situação.


Palavras-chave


Satisfação no Trabalho; Qualidade de Vida; Motivação no Trabalho

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