Uma pesquisa-ação sobre planejamento em uma unidade local de saúde de Florianópolis

Reno Ortega Viero, Maria de Fatima Mota Zampieri, Priscila Cibele Tramontina, Leonardo Antunes Azevedo, Ana Paula Machado do Nascimento

Resumo


Introdução: O planejamento em saúde foi apontado como problema prioritário para a unidade local de saúde (ULS) e para a comunidade do bairro Monte Cristo de Florianópolis em diagnóstico situacional realizado no ano de 2008. Este tema é de relevância para a saúde coletiva e já está presente na Declaração de Alma Ata de 1978.

Objetivo: o objetivo da pesquisa foi entender o problema e efetivar o planejamento em saúde numa unidade local de saúde do SUS.

Metodologia: Foi utilizada a metodologia da pesquisa-ação e Itinerário de pesquisa de Paulo Freire (HEIDEMANN,2010). Foram realizados círculos de cultura no ano de 2011 com 12 participantes (usuários e trabalhadores da ULS) e analisadas oito entrevistas semi-estruturadas de usuários e trabalhadores realizadas em 2010. No círculo de cultura houve a investigação temática, codificação e decodificação e desvelamento crítico (SAUPE, 1999). As entrevistas foram categorizadas e analisadas qualitativamente e discutidos os achados nos círculos de cultura. À partir disso entendeu-se melhor o problema e surgiram as propostas de ações prioritárias.

Resultados: O individualismo dos usuários, a desinformação sobre seu papel no planejamento e a acomodação dos trabalhadores da saúde e usuários para planejar foram apontados como responsáveis pela inefetividade do planejamento em saúde na ULS Monte Cristo. Da pesquisa-ação surgiram propostas para sanear o problema, descritas a seguir.

Conclusões: O planejamento deve ser participativo, construído pelos usuários e trabalhadores da ULS. A população precisa acesso às informações sobre planejamento em saúde e SUS para entender seu papel. Um espaço aberto à comunidade na reunião mensal da unidade é necessário para motivar os funcionários e usuários para planejarem as ações de saúde. As ações que surgiram da pesquisa foram: mural de informações e socialização das informações na reunião do Conselho Local de Saúde. Foi criado o momento para discutir-se planejamento na reunião mensal com a participação popular e a longo prazo foi proprosto um seminário de planejamento anual.


Palavras-chave


Planejamento em Saúde; Unidade Básica de Saúde; Pesquisa-Ação

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: