Pet-saúde - a visita domiciliar como instrumento de aprendizagem

Grazielle Cezarine Montes, Thiago Miranda Ferreira, Maria Isabel Borges Moreira Saúde, D’angelo de Oliveira Silva, Alessandra Maciel Martins e Martins

Resumo


Introdução: O PET-Saúde permite a inserção do estudante de medicina em equipes de Saúde da Família (ESF) desde o início da graduação, a fim de qualificar sua formação profissional e pessoal, tendo como estratégia sua aproximação da realidade social. Uma das principais ferramentas de trabalho das ESF é a visita domiciliar, e dela também participam os acadêmicos.

Objetivo: descrever a atividade de visita domiciliar e sua importância para a formação profissional do futuro médico.

Descrição da experiência: Os estudantes acompanharam a rotina de agentes comunitários de saúde, equipe de enfermagem e médico. As visitas eram planejadas, sendo a situação da família e possíveis intervenções discutidas anteriormente com a equipe. Realizaram orientações, acompanharam atividades como vacinação, realização de curativos e aferições de glicemia capilar e pressão arterial sistêmica. Já nos casos de pessoas impossibilitadas de comparecer à unidade de saúde, os acadêmicos puderam acompanhar o médico e observar sua conduta fora do ambiente convencional de atendimento. Da atividade de visita domiciliar, esperava-se que o aluno pudesse compreender a importância do trabalho multidisciplinar dentro do contexto familiar e trazer para a sua formação o entendimento de que a atenção às pessoas e famílias transcende seu atendimento na unidade de saúde.

Resultados: Nas visitas, foi possível entender e aplicar de forma ativa conceitos teóricos estudados durante a graduação, e ter acesso a conhecimentos inexistentes na grade curricular. A visita domiciliar teve papel fundamental no processo de integração dos acadêmicos na atenção primária. Essa prática possibilitou aos estudantes a percepção das pessoas em sua integralidade, considerando seu contexto de vida e de trabalho, a dinâmica familiar e os problemas e recursos da comunidade. Estas informações facilitaram o planejamento das ações de promoção da saúde e empoderamento dos indivíduos e famílias para enfrentamento dos problemas existentes em seu cotidiano.

Conclusão: A atividade contribuiu para aprofundar o vínculo entre acadêmico, equipe de saúde e usuários, e para desenvolvimento nos estudantes, desde o início da sua formação, de um posicionamento crítico comprometido com a transformação da graduação em medicina, da prática profissional e, principalmente, da situação de saúde da população usuária do Sistema Único de Saúde.


Palavras-chave


Saúde da Família; Atenção Primária à Saúde; Visita Domiciliar

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: