A visão dos alunos sobre a Medicina na atualidade

Caroline Sampaio Alves Nunes, Maria Gabriela Lopes, Lorena Novo, Natália Nicola Thomé, Maria Angélica Leonardo Fiel Cruz

Resumo


Introdução: Conhecer os aspectos emocionais dos estudantes de medicina é uma forma possível de inferir suas angústias, expectativas, entender as dificuldades e buscar maneiras de amenizá-las.

Objetivo: Identificar os anseios e a visão dos alunos de medicina de uma faculdadeidade privada, no início e o no final do curso.

Metodologia: Pesquisa qualitativa sobre a visão dos alunos no final do primeiro ano e no início do sexto ano sobre o curso de medicina. Foi usado um questionário com cinco perguntas abertas, aplicadas a voluntários que deram seus depoimentos por escrito. As questões abordadas foram: A visão sobre os professores médicos, as novas amizades dentro do curso de medicina, a impressão sobre a faculdade e o que esperam do curso, a percepção sobre o profissional médico e sua atuação no mercado de trabalho e por fim, como sentem-se como um aluno de medicina.

Resultados e Conclusão: Foram analisadas as respostas de trinta alunos do primeiro ano e de vinte alunos do sexto ano. Observou-se que os alunos passaram por oscilações emocionais que interferem em vários aspectos de sua vida. As amizades consideradas eternas, em sua maioria, dão lugar à competitividade. Nesse ambiente, surge o amadurecimento pessoal e profissional. A maioria dos alunos afirma que os professores, apesar de serem bons profissionais, têm pouca didática. Os alunos relatam ainda, que no decorrer do curso enfrentaram várias adversidades e preconceito por fazerem parte da primeira turma de medicina. Sentem-se inseguros, contudo capacitados para exercer a profissão. Diferentemente, as turmas seguintes não vivenciam a realidade da primeira turma. Por isso, visam apenas melhorias estruturais na instituição. O médico especialista é almejado pelos iniciantes, porém ao término da faculdade, devido a influências do plano de ensino do curso e do rumo das políticas de saúde pública do Brasil, o interno se forma notando a importância do médico generalista para a sociedade.


Palavras-chave


Medicina; Alunos; Médicos

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                    

Este periódico é de responsabilidade das associações:

                     


Apoio institucional: