"Cuidando de quem cuida"

Maria Janine Lino e Macêdo, Thiago Rodrigues Pereira, Fabrício Sales Ubaldo Pereira, Luciane Pereira da Cunha

Resumo


Introdução: O Centro de Saúde "Novo Aarão Reis", possui 03 ESF, mais de 10000 habitantes, todos com IVS muito elevado, convivendo com extrema violência social e urbana. Devido à esta situação, trabalha com muitos profissionais contratados administrativamente, gerando alta rotatividade e estresse nestes trabalhadores.Minimizar este estresse significa valorizar o trabalhador.

Objetivos: Promover mudança nos hábitos de vida, através da atividade física e massagem relaxante, supervisionada pelo Educador Físico e Massoterapêuta, respeitando o limite fisiológico de cada trabalhador, consequentemente gerando melhora da assistência prestada à esta comunidade.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A idéia foi prontamente aprovada pelos trabalhadores e iniciado com avaliação física de cada um deles. As atividades serão realizadas diariamente, com agrupamentos de três,durante 20 minutos, 2 vezes por semana para cada trabalhador, dentro do seu horário.As atividades serão voltadas para o relaxamento,como alongamentos, exercícios compensatórios e massagens; buscando a promoção à saúde, redução de doenças ocupacionais, aumentar a socialização, reeducação postural, alívio de estresse, diminuição de sedentarismo, aumento do ânimo para o trabalho, mais consciência corporal, melhorando, em consequência a qualidade da assistência prestada.

Resultados: Iniciamos o projeto em dezembro de 2012 e em 04/02/13, iniciaremos as atividades físicas, utilizando bola suiça, disco de equilíbrio, peso, elástico, cadeira para massagem. As massagens serão realizadas às sextas feiras, respeitando uma escala e/ou situações mais críticas do momento..Tudo programado de forma à não interferir no atendimento ao usuário e impactando, inclusive, positivamente na qualidade da assistência ao nosso usuário.

Conclusão ou Hipóteses: Conseguir, à partir de um projeto piloto,chamar a atenção para a necessidade de se criar políticas de saúde que venham contemplar a humanização do SUS no sentido mais amplo que se possa pensar, cuidando bem de quem cuida para que,a partir daí, este agente possa reconhecer a importância da humanização do sistema.






Palavras-chave


Humanização; Trabalhador; Política

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.