Saúde mental no contexto da Atenção Básica: impacto nas internações psiquiátricas

André Henrique Oliveira Gonçalves, Maryana Dias Novaes, Marcos Oliveira Carvalho Alves, Raísa Dourado Almeida, Domingos Macedo Coutinho

Resumo


Introdução: Em consonância com o ideal da Reforma Psiquiátrica de desinstitucionalização, o Programa de Saúde Mental do Vale do Jiquiriçá é um projeto de extensão que promove cuidado territorializado a pacientes em sofrimento mental em 3 cidades baianas. Dentre as atividades desenvolvidas desde 2004, tem-se: atendimento médico, visita domiciliar e acompanhamento terapêutico com agentes comunitários de saúde.

Objetivos: Avaliar o impacto do Programa de Saúde Mental do Vale do Jiquiriçá (PSMVJ) sobre internações psiquiátricas de moradores provenientes dos municípios de Cravolândia, Santa Inês e Ubaíra-Ba.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O presente trabalho é um estudo descritivo, transversal, retrospectivo de 1998 a 2011, sobre as internações hospitalares psiquiátricas dos municípios acompanhados pelo PSMVJ: Cravolândia (5.041 habitantes, IBGE2010), Santa Inês (10.363) e Ubaíra (19.750). Os dados de internações foram obtidos do Sistema de Informações Hospitalares do SUS no site DATASUS. Foram coletados os totais de internações hospitalares no período, por município de residência, tendo como causas de hospitalização morbidades classificadas sob o Capítulo V (Transtornos Mentais e Comportamentais) do CID-10. Os dados são apresentados em números absolutos e proporções por município, ano de internamento e morbidade.

Resultados: Observou-se uma tendência de redução, em números absolutos, das internações psiquiátricas nas cidades de Santa Inês e Ubaíra desde 1998 até 2011. Notadamente na cidade de Ubaíra, esta redução se acentua no mesmo período em que o PSMVJ é instalado. No município de Cravolândia, em que o número de internações psiquiátricas se manteve baixo de 1998 a 2005 (menos de 03 casos por ano), houve um pico de 14 casos em 2006; após este ano, entretanto, não ocorreram outras internações. Observou-se ainda que cerca de 65% das internações, considerando as três cidades, foram devido a transtornos esquizofrênicos.

Conclusão ou Hipóteses: Entender o cenário das internações psiquiátricas possibilita perceber o quão é efetiva a rede de saúde mental de dado município em promover um cuidado territorializado e a reinserção social de pacientes. Sugere-se com este trabalho que o PSMVJ, principal serviço de saúde mental nestes municípios, conseguiu reduzir as internações; outros estudos precisam ser realizados para confirmar esta hipótese.





Palavras-chave


Internações Psiquiátricas; Saúde Mental; Atenção Básica

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.