Problematização e Arco de Maguerez: contribuição teórica para Atenção Primaria à Saúde

Monica Villela Gouvêa, Eluana Borges Leitão de Figueiredo

Resumo


Introdução: A Problematização é uma opção pedagógica facilitadora da formação crítica que muitas vezes norteia práticas na Atenção Primária à Saúde (APS). Na literatura científica é comum que ela seja referida e aplicada em associação ao Arco de Maguerez, que associa um esquema gráfico ao movimento prática-teoria-prática.

Objetivos: Este trabalho de revisão objetivou sistematizar reflexões de forma a contribuir com a aplicação da Metodologia da Problematização no campo do ensino e da pesquisa na APS.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A revisão bibliográfica foi realizada tendo como recorte o período de 1986-2012, buscando trabalhos com menção ao Arco de Maguerez e fundamentada em estudo de BERBEL e GAMBOA. A pesquisa partiu de esquema gráfico criado por Maguerez para aplicação na assistência técnica ao agricultor (documentos de 1966 e 1970), e as adaptações por: 1- Bordenave e Pereira em 1982; e 2- Berbel em trabalhos de 1995 e 1996.

Resultados: Tanto na proposta de Maguerez como nas duas versões está presente a ideia de partir do concreto, caminhar para o abstrato e retornar ao concreto. Na proposta original do arco, Maguerez usa o termo “maquete” que foi alterado para “pontos-chave” nas duas adaptações. A versão de Berbel está mais voltada para a ação do aprendiz. Pode-se verificar que qualquer das versões de explicação para o Arco de Maguerez expressa o movimento prática, teoria e prática, guardando o sentido de provocar as pessoas a exercitarem a cadeia dialética de ação - reflexão - ação, ou a relação prática - teoria - prática, tendo como ponto de partida e de chegada do processo de ensino e aprendizagem, a realidade social.

Conclusão ou Hipóteses: Considerando-se o contexto da APS em que equipes buscam a transformação da realidade; hipóteses explicativas; exequibilidade, urgência e prioridade; planejamento e execuções de ações, conclui-se que apesar de na maioria dos artigos pesquisados o arco esta referenciado em Bordenave e Pereira, a versão de Berbel parece ser a que melhor sintetiza a proposta de trabalho ativo e participativo da APS.

 


Palavras-chave


Metodologia da Problematização; Arco de Maguerez; Atenção Primária à Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.