Reconhecimento da rede e território para dinâmica de trabalho de residentes multiprofissionais

André Eduardo Mei, Cristina Aurora Guaita, Simone Borges da Silva, Rodrigo Alves dos Santos Silva, Vanessa Piovani Solbiati

Resumo


Introdução: A Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde da UNIFESP – Campus Baixada Santista, tem como público alvo os usuários do SUS. Assume como eixo transversal a atenção à saúde do indivíduo, família e sua rede social, através de intervenções preventivas, curativas e reabilitadoras, além de formar profissionais que sejam capazes de colocar o saber específico na direção de um saber compartilhado.

Objetivos: Este relato de experiência visa descrever as atividades iniciais realizadas pela Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde da UNIFESP – Campus Baixada Santista em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no município de Santos - SP.

Metodologia ou Descrição da Experiência: De maio a julho de 2012 houve inserção na UBS da equipe de residentes multiprofissionais, contando com oito profissionais de diferentes áreas. Ações iniciais realizadas: apropriação das atividades desenvolvidas, vincular com a equipe de funcionários; visitas domiciliares para aproximação com o cotidiano da comunidade; territorialização visando contribuir à observância das relações sociais e infraestrutura; visitas a equipamentos da rede de saúde com o objetivo de mapear os equipamentos e realizar contatos interpessoais; participação em reuniões dos Agentes Comunitárias de Saúde(ACS) e reuniões do Conselho Local visando compreender o trabalho dos ACS e os espaços de controle social da população.

Resultados: As ações iniciais realizadas possibilitaram agregar aliados no desenvolvimento das atividades propostas, troca de saberes, além da percepção das singularidades dos sujeitos através da visita domiciliar. A territorialização proporcionou o reconhecimento da estrutura e condicionantes de saúde do território, para o desenvolvimento de projetos de intervenção. Dessa forma, foi possível perceber a complexidade do trabalho dos ACS e compartilhar discussões do processo saúde doença. A necessidade de qualificar o controle social sobre as ações do Estado, estratégia importante para que se criem resistências à redução das políticas sociais, à privatização dos serviços e mercantilização da vida.

Conclusão ou Hipóteses: Levando em consideração as experiências compartilhadas nessa etapa inicial de formação em ensino e serviço, entendemos que a discussão sobre a dinâmica de construir laços na UBS e rede de serviços de saúde é essencial para realização das ações coletivas dentro do cenário de prática incorporando um sentido de complexidade que potencializa os encontros e a gestão do cuidado em saúde.


Palavras-chave


Residência Multiprofissional; Formação em Saúde; Atenção à Saúde

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.