Saúde do idoso: uma reflexão sobre o cuidador familiar

Zoraide Lopes Marques, Eveline Menezes Caçote Barbosa, Lilian Kelen de Aguiar

Resumo


Introdução: O trabalho de cuidar dos idosos pode se tornar árduo, pois o envelhecimento é um fenômeno fisiológico e apresenta mudanças peculiares. Geralmente o cuidador informal é a pessoa responsável em oferecer aos idosos um envelhecimento com qualidade, prestando assistência geriátrica à saúde de forma integral em domicílio. O enfermeiro tem papel preponderante na orientação e apoio a esses cuidadores.

Objetivos: Discutir sobre a importância dos cuidadores de enfermagem, citar as modalidades de assistência domiciliar, refletir as dificuldades enfrentadas pelos cuidadores familiares na assistência ao idoso e ressaltar a importância das orientações de enfermagem aos cuidadores de idosos em âmbito familiar.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A pesquisa foi realizada no período de fevereiro a novembro de 2012, nas bases de dados SCIELO e LILACS, provenientes da BVS. Os descritores utilizados foram: cuidados de enfermagem, qualidade de vida e assistência domiciliar. Foram utilizados os seguintes critérios de inclusão: artigos publicados no idioma português no período de 2002 a 2012, com limite idoso e texto completo disponível on line. Os critérios de exclusão ocorreram após a leitura dos títulos, resumos e artigos na íntegra, foram excluídos os textos que não se referiam ao tema em estudo, e que não se adequaram ao objetivo da pesquisa.

Resultados: O cuidador familiar é a pessoa que dispensa cuidados físicos e emocionais envolvendo ações que promovem a saúde, previnem complicações durante a atenção, o atendimento ou na internação domiciliar. O desconhecimento sobre a doença, o cansaço físico, a falta de apoio e os sentimentos envolvidos no processo de cuidar são as principais dificuldades encontradas pelos cuidadores. O enfermeiro é responsável em realizar as orientações e planejamento da assistência, transferindo ao cuidador o conhecimento necessário no ato de cuidar em domicilio. A ESF evita internações hospitalares, melhora o relacionamento das famílias com a equipe de enfermagem e torna o ambiente familiar em um espaço terapêutico.

Conclusão ou Hipóteses: O cuidador familiar precisa de orientações específicas sobre o processo de envelhecimento e práticas de cuidados à saúde para garantir uma qualidade de vida do idoso. O enfermeiro é o profissional preparado para essa atividade educativa, ele troca informações e orienta o cuidador, pois este atua diretamente auxiliando o idoso no autocuidado e deverá garantir uma assistência à saúde segura.





Palavras-chave


Cuidados de Enfermagem; Qualidade de Vida; Assistência Domiciliar

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.