Percepção dos monitores do pró-pet saúde sobre práticas integrativas e complementares

Emília Araújo Edson, Luciana Rodrigues Cordeiro, Angela Maria Alves e Souza, Clarisse Mendes de Freitas, Lia Gomes Lopes

Resumo


Introdução: Existe uma crescente procura por atendimento com práticas integrativas e complementares em todos os serviços do SUS e redes particulares. No CSF Pedro Celestino Romero são oferecidos acupuntura, auriculoterapia, massoterapia, reiki, acupressão, terapia comunitária e cromoterapia e é um dos campos de desenvolvimento das atividades do PRÓ-PET SAÚDE UFC.

Objetivos: Este estudo tem como objetivo relatar esse momento de experimentação de monitoras, enquanto facilitadoras dessas práticas de cuidado realizadas no Centro de Saúde da Família Pedro Celestino Romero.

Metodologia ou Descrição da Experiência: As monitores do PRÓ-PET SAÚDE da UFC receberam iniciação em reiki nível II e noções de cromoterapia. Antes do atendimento elas realizam anamnese dos usuários, assim como, observam e aplicam as práticas (reiki e cromoterapia), às terças e quintas, no período da tarde. Os usuários são selecionados durante consultas com profissionais do Centro de Saúde da Família, tendo como pré-requisito a presença de transtornos mentais leves e dores. A partir daí, eles são encaminhados inicialmente para a terapia Reiki e, de acordo com a evolução, para o tratamento com outras terapias.

Resultados: Pôde-se verificar durante as entrevistas que os usuários referiram melhora de estados depressivos, medo, stress, cefaleia e dores. Alguns acrescentaram que a melhora estaria ligada a sensação de tranquilidade e relaxamento percebidos durante os atendimentos.

Conclusão ou Hipóteses: As monitoras relatam que a experiência de atendimento com práticas integrativas revelam praticar um outro modo de cuidar, simples e com resolutividade. E sendo habilitadas como terapeutas reikianas podem ajudar o paciente de modo mais eficaz e sem riscos a saúde.


Palavras-chave


PET Saúde; Integrativas e complementares; Terapias

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.