Oficina educativa interdisciplinar em Atenção Primária à Saúde: (re)pensando práticas curriculares

Paula Pereira Pineli, Érica Toledo de Mendonça, Gustavo Moraes, Eveline Torres Pereira, Claudi Stefhânia Gouveia

Resumo


Introdução: Atividades em Atenção Primária à Saúde (APS) visando à formação de profissionais de saúde capazes de atuarem em equipe na realidade em que se inserem, têm sido estratégias importantes nos cursos de graduação. Neste contexto, os princípios da prevenção e promoção de saúde, viabilizados por práticas educativas, figuram como relevantes instrumentos de ações nesta proposta curricular.

Objetivos: Relatar a vivência de discentes do curso de Medicina e de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa (UFV), no planejamento e execução de uma atividade de educação em saúde, em uma Unidade Básica de Saúde, valorizando a interação universidade-comunidade, no contexto do SUS.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Uma Oficina sobre “prevenção de acidentes na infância” foi organizada, por alunos do curso de Medicina (atividade disciplinar) e de Educação Física (PET Saúde), sob supervisão de 2 docentes (Enfermagem/Educação Física), 1 preceptora médica, 3 preceptores da rede municipal do PET Saúde (1 enfermeira e 2 educadores físicos). Para o planejamento foi realizada territorialização visando verificar potenciais fatores de risco para acidentes na comunidade. Na Oficina, após dinâmica de apresentação foi realizada conversa informal, com recursos visuais (figuras e multimídia), centrada no diálogo e no saber trazido pelos participantes, com abordagem lúdica com as crianças.

Resultados: O evento foi realizado com presença de 30 usuários (crianças e mães), além da participação colaborativa dos funcionários da UBS, entre eles Agentes Comunitários de Saúde, Auxiliar Administrativa, Auxiliar de Serviços Gerais e Equipe de Enfermagem. Na sua estruturação, a criação de um espaço dialógico e de troca de saberes permitiu a interação entre o grupo, a expressão de vivências e desmitificação de conceitos acerca da temática prevenção de acidentes na infância pelas mães. Além disso, foi propiciado inclusão e exercício da cidadania com as crianças da comunidade, possibilitando-as identificar situações de risco e traçar soluções próprias dentro do contexto lúdico.

Conclusão ou Hipóteses: O evento propiciou a sensibilização dos discentes sobre a importância da prevenção e promoção de saúde no contexto da APS. Assim, viabilizou a reflexão da necessidade de (trans)formação de práticas de ensino na saúde, focando o olhar do estudante para a realidade social complexa, problematizando-a e buscando alternativas criativas de atuação interdisciplinar e de inserção na comunidade.


Palavras-chave


Atividade Educativa; Atenção Primária à Saúde; Graduação

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.