Monitoria acadêmica: um instrumento de socialização e aplicação do conhecimento científico

Denise da Cunha Nascimento, Leticia da Silva Pereira, Sylvia Regina Vasconcellos de Aguiar

Resumo


Introdução: A monitoria contribui com a formação integrada do discente e o aprimoramento de seus conhecimentos através da colaboração ativa no processo de ensino-aprendizagem na pesquisa, ensino e extensão no curso de Enfermagem. Representa a chance de incentivar a criticidade e refletir sobre a contribuição do discente com a realização de um cuidado humanizado à mulher/família no ciclo gravídico puerperal.

Objetivos: O presente trabalho objetiva expor a experiência das acadêmicas de Enfermagem na participação como monitoras na Atividade Curricular de Enfermagem Obstétrica, Ginecológica e Neonatal da Faculdade de Enfermagem da UFPA e contribuir para a reflexão e o fortalecimento das atividades de monitoria.

Metodologia ou Descrição da Experiência: A atividade curricular busca desenvolver saberes voltados à atenção da saúde da mulher propiciando a relação entre teoria e prática, estimular no discente o senso crítico - reflexivo e a capacidade resolutiva. Às monitoras cabia o papel de atuar nas aulas teóricas com a elaboração de seminários e seleção de artigos científicos para a realização de estudos dirigidos, e nas aulas práticas, auxiliando os discentes no cuidado prestado às pacientes/família, oferecendo uma assistência humanizada. E, assim, contribuir com o desempenho do grupo assistido e facilitar a apreensão dos conteúdos concedendo aos discentes o desenvolvimento de suas habilidades e competências, como profissionais e cidadãos.

Resultados: Destaca-se a relevância da monitoria para o desenvolvimento de habilidades técnicas na realização de procedimentos, elaboração de materiais didáticos como roteiros de consulta à gestante que favoreçam o atendimento às necessidades das pacientes e o desenvolvimento das habilidades dos discentes. Nas aulas práticas percebeu-se a necessidade de estar em constante estudo, a fim de atender às expectativas do grupo assistido e, aos objetivos do projeto, de contribuir com a formação do discente e o aprimoramento de seus conhecimentos. Notamos que a existência de um bom relacionamento aluno-monitor favorece tal processo, permitindo ao discente liberdade para tirar dúvidas sobre assuntos ministrados.

Conclusão ou Hipóteses: A monitoria propicia ao acadêmico a construção e o aprimoramento do conhecimento através da colaboração mútua entre aluno, monitor, professor, universidade e comunidade, fortalecendo competências, habilidades e experiências. Atuar no projeto possibilitou às monitoras ampliar e expandir seus saberes, favorecendo sua formação como profissionais comprometidas com a realidade social da comunidade.


Palavras-chave


Educação em Enfermagem; Enfermagem Obstétrica; Estudantes de Enfermagem

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.