Ligas acadêmicas: Estratégia Saúde da Família e formação médica

Pamela Luján Vargas Narváez, Suseli Carneiro da Costa

Resumo


Introdução: A Estratégia de Saúde da Família (ESF) exige a formação de profissionais com perfil de promotor da saúde integral do indivíduo, ciente de seu papel social. Esta realidade representa desafio para áreas governamentais da saúde e educação, estando contemplada nas diretrizes curriculares para graduação em medicina, sendo uma possibilidade para uma nova vivência teórico-prática dentro da saúde pública.

Objetivos: Demonstrar o papel da Liga Acadêmica de Estudos da Saúde da Família LAESF, integrada por acadêmicos de graduação em Medicina, enquanto a formação acadêmica e de educação continuada em Unidade Básica de Saúde/ Campo Grande/MS.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Estudo exploratório com integrantes da LAESF e com Agentes Comunitários de Saúde (ACS), de 2008 a 2012. Desenvolvimento de atividades teóricas com aplicação de conhecimentos teóricos relacionando, entre outros, epidemiologia, saúde da criança, desnutrição infantil bioestatística, determinantes sociais em saúde.

Resultados: As reflexões teóricas e vivências tem viabilizado aos alunos a compreensão das ações preventivas e promocionais em saúde, do trabalho de equipe, de atividades de educação em saúde e a dificuldade de implementá-las, assim como da importância da ESF para alcance de objetivos no SUS. Oportuniza-se uma interação ativa do aluno com usuários e profissionais de saúde, proporcionando lidar com problemas reais de uma população. A educação continuada com ACS parte de suas dificuldades do trabalho cotidiano, competências específicas e de reflexões teóricas sobre temática construída com os mesmos. Para identificar prioridades, avaliou-se o risco de família (Escala de Risco Familiar- Critério UFES).

Conclusão ou Hipóteses: Observa-se a importância de um processo de ensino-aprendizagem não oportunizado nas disciplinas curriculares e através da relação com outros promotores do conhecimento. Concluiu-se que através de Ligas Acadêmicas se viabiliza a compreensão da importância da prática social individual e coletiva, facilitadora da relação médico-paciente e exercício constante do compromisso ético.


Palavras-chave


Educação Continuada; Formação Médica; Saúde da Família

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.