Saúde do homem: estratégias de intervenção e ação no PMF Atalaia

Fernanda Corrêa Pires Quintão, Paulo Cavalcanti Apratto Junior

Resumo


Introdução: A baixa adesão dos homens ao serviço de saúde está relacionada a cultura patriarcal de nossa sociedade, mas também está ligada a organização dos espaços para atendimento à demanda masculina. Sendo a Atenção Primária à Saúde o principal espaço para a transformação desta realidade, o artigo traz ações tomadas pela Equipe de Saúde da Família do PMF Atalaia, que podem interferir na relação homem-APS.

Objetivos: Aproximar os homens do serviço de saúde visando um acompanhamento regular, com conceitos de promoção e a prevenção à saúde, diminuição da taxa de morbimortalidade por doenças crônicas e promover a criação do vinculo dessa população estimulando o auto-cuidado.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foi realizada uma Ação Social destinada aos homens e que, por diversos motivos, não possuíam vinculo com o PMF ou outros serviços de saúde. A atividade foi realizada no campo de futebol da comunidade, em conjunto com o Centro Comunitário, e teve seus atores distribuídos em tendas que traziam serviços diversos à população que circulou livremente pelo espaço ao longo do dia. As atividades realizadas incluíam orientações individuais e em grupo sobre doenças crônicas, DST, saúde bucal e educação ambiental, agendamento de consultas e exames laboratoriais, vacinação, aferição de glicemia e PA, escovação, distribuição de preservativos e oficinas de plantio e reciclagem de lixo.

Resultados: A ação teve a participação de 360 pessoas das quais, 145 homens foram encaminhados para consulta médica. Destes, 58 continuam acompanhamento devido à doenças crônicas. Devido à grande faixa de homens que ainda não possuíam comorbidades, a equipe do PMF começou a realizar um grupo educativo com os homens da comunidade, que resultou em encontros mensais para discussão de assuntos trazidos pelos próprios participantes. Estes passaram a atuar como multiplicadores dessas informações, além de incentivar outros homens que por qualquer razão não tenham adesão ao serviço de saúde a buscar a equipe de Saúde da Família para adesão às práticas de saúde oferecidas aos moradores.

Conclusão ou Hipóteses: A atividade promovida pela equipe do PMF Atalaia foi promissora, uma vez que a comunidade participou ativamente do evento. O desdobramento alcançado tanto pelo acompanhamento e controle das doenças crônicas, quanto pela atividade de educação em saúde foi importante na consolidação da equipe do PMF como agente de transformação no espaço da comunidade, aproximando o usuário do serviço de saúde.

Palavras-chave


Saúde do Homem; Participação Comunitária

Apontamentos

  • Não há apontamentos.