Saúde da Família e vacinação em bairros do Rio de Janeiro

Maria Luiza Torres, Camila Pires dos Santos

Resumo


Introdução: Relato de experiência sobre a influência da Estratégia Saúde da Família na cobertura vacinal em menores de 1 ano, em área do município do Rio de Janeiro, com 368.534 habitantes, na qual anteriormente existia o modelo tradicional de atenção à saúde, baseado em ações programáticas.

Objetivos: Demonstrar a cobertura vacinal entre os anos de 2007 e 2012, em menores de 1 ano, em área cujo Programa Saúde da Família foi efetivamente implantado a partir de 2010; analisar mudanças após a implantação das equipes de Saúde da Família e Clínicas de Família; tecer análises e sugestões.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Integraram o estudo 26 unidades de saúde de uma área do Município do Rio de Janeiro.Destas, 14 são Unidades Básicas convertidas para o modelo de Programa Saúde da Família e 12 são Clínicas de Família. Foram colhidos dados de cobertura vacinal no período de 2007 à 2012. Os dados foram dispostos por vacina, em série histórica. Feita a análise das coberturas, tomando-se como ponto de corte o ano de 2010, quando as Clínicas de Família foram implantadas.

Resultados: Verificou-se que entre os anos de 2007 e 2009, algumas coberturas vacinais não eram alcançadas. Em 2010, ano da implantação das 12 Clínicas de Família, houve um decréscimo acentuado de várias coberturas. A recuperação deste quadro deu-se timidamente no ano de 2011. Em 2012 após a análise de diversas variáveis e intervenções em vários níveis, o quadro apresentado anteriormente, foi modificado, atingindo-se coberturas acima das metas preconizadas pelo Programa Nacional de Imunizações.

Conclusão ou Hipóteses: Treinamentos e sensibilizações de TODOS os membros das equipes de PSF, em especial os Agentes Comunitários de Saúde, auxiliar na organização de contra-arquivos para efetiva busca de faltosos, apresentação de resultados nos conselhos gestores, Supervisão e apoio, dentre outros aspectos, vêm contribuindo para o alcance de metas e melhoria na qualidade das ações de imunização.

Palavras-chave


Vacinação; Clinica de Família; Estratégia Saúde da Família

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.