Inserção dos graduandos do curso médico na Atenção Primária: relato de experiência

Liana Chaves Alves, Hebe Janayna Mota Duarte Bezerra, Reneide Muniz da Silva

Resumo


Introdução: A FPS tem como um dos eixos estruturantes a integração da instituição com os serviços de saúde, com o propósito de formar profissionais segundo os princípios e diretrizes constitucionais do SUS. A inserção do graduando desde o primeiro período do curso em cenários de praticas focados na atenção primaria proporciona uma formação critica e reflexiva da realidade social na qual está inserido.

Objetivos: Descrever o processo de inserção dos graduandos do curso médico nas atividades de prática em Atenção Primária, durante os quatro anos iniciais da graduação, de acordo com as necessidades de cada período, ampliando o conhecimento sobre fatos, conceitos, princípios, métodos e procedimentos utilizados.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Os cenários de Práticas em Atenção Primária (PAP) são Unidades de Assistências à saúde sob gerência municipal, Hospital Escola e Instituição de Ensino, onde se desenvolvem atividades básicas de assistência, educação, prevenção e promoção à saúde. Os estudantes desenvolvem atividades em Unidades de Saúde da Família, Brinquedoteca hospitalar, Serviço de Atendimento Domiciliar e Banco de Leite Humano, bem como atividades teóricas direcionadas aos conteúdos pertinentes a cada período do curso. A PAP assume formas, desenhos, cronogramas, calendários e metodologia de aplicação diversificada, a depender das peculiaridades referentes a cada período, áreas do conhecimento e contexto de realização.

Resultados: Após a elaboração de uma proposta para inserção do estudante na prática em Atenção Primária, pode-se observar uma melhor distribuição dos objetivos em cada semestre, priorizando os principais pontos a serem abordados pelo Preceptor clínico. Desta forma, obtém-se um melhor aproveitamento da carga horária prática e um esclarecimento maior quanto à atuação de cada ator deste processo (educando e Preceptor).

Conclusão ou Hipóteses: Pode-se considerar a Pratica em Atenção Primaria como sendo parte fundamental na formação profissional do estudante, pois proporciona o contato com a realidade profissional desde o início do curso, além da vivencia dos conteúdos teóricos e práticos adquiridos durante a graduação. Também podemos considerar a introdução do graduando no contexto social no qual está inserido.


Palavras-chave


Atenção Primária; Graduação; Preceptoria

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.