Relato situacional da equipe veredas

Flávia dos Santos Gameleira

Resumo


Introdução: Sede da Inconfidência Mineira, Ouro Preto foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade. O distrito de Santa Rita de Ouro Preto, antigo ponto de pouso de tropeiros, a partir da década de 1970, passou a extrair estealito (pedra-sabão) para produção de artesanato. O artigo apresenta o relato situacional da Equipe de Saúde da Família Veredas, que atende parte do distrito.

Objetivos: O objetivo foi apresentar, através do resumo de dados coletados, entrevistas e observações, o diagnóstico situacional da equipe Veredas, expondo características da comunidade atendida pela equipe.

Metodologia ou Descrição da Experiência: : Foram utilizados dados conseguidos na base de dados do SIAB 2012, em entrevistas e em dados da equipe. Procuro-se analisar os aspectos demográficos, ambientais, sócio-econômicos, epidemiológicos, recursos de saúde, produção da equipe e síntese de entrevista com informantes-chave.

Resultados: O distrito tem duas Equipes de Saúde da Família (ESF) e uma Unidade de Saúde. A ESF Veredas atende a 3623 habitantes. Sendo 1709 habitantes na faixa etária de 20 a 49 anos. O relevo é montanhoso. Há extração de carvão vegetal, pastos e áreas de proteção ambiental. Além da extração e produção de artesanato em pedra sabão. A qualidade do saneamento básico é ruim. Telefone fixo e internet estão disponíveis em parte do distrito. Não há telefonia celular. O transporte público, com poucos horários, dificulta entre outros, acesso a emprego e ao serviço de emergência. Há muitos casos de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica provocada pelo trabalho com estealito somado ao uso diário dos fogões à lenha.

Conclusão ou Hipóteses: Com o trabalho foram identificados problemas como má qualidade de transporte público, falta de saneamento básico adequado, dificuldade de emprego formal, telecomunicação ruim. Distância da emergência, como grande demanda de urgência na Unidade de Saúde. Também observamos grande número de casos de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica relacionada à pedra sabão e aos fogões à lenha, muito utilizados.




Palavras-chave


Diagnóstico Situacional; Características da Comunidade; Santa Rita de Ouro Preto

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.