Relato de um caso – cuidando de um paciente com tuberculose

Adriana Raquel Nunes de Souza

Resumo


Introdução: O Posto de Saúde Rural Pau Rosa está localizado na rodovia Br 174, Km 21, Ramal Pau Rosa, Manaus –Amazonas, atende a população do Projeto de Assentamento Tarumã Mirim, com cerca de 3.450 pessoas cadastradas. Possui uma Equipe de Estratégia Saúde da Família, com 1 médica, 1 enfermeira e 10 agentes de saúde, com início das atividades em abril de 2011.

Objetivos: Descrever o acompanhamento de um paciente com tuberculose, residente na área rural do município de Manaus.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Paciente de 40 anos, residente no Ramal Pau rosa, caseiro. Alcoólatra há 10 anos, fumante há 15 anos. Diagnosticado com Tuberculose em julho de 2012, com BAAR (+++). Iniciou tratamento no mesmo mês. Parou o uso de álcool e cigarro ao iniciar o tratamento, por orientação da Equipe de Saúde da Família. Foram realizadas 05 visitas, em quatro meses de tratamento. Recebeu visitas diárias da Agente de Saúde, que realizava a visita de moto, bicicleta ou a pé. Realizado o Teste Rápido de HIV, com resultado negativo. Ao iniciar o quarto mês de tratamento, o paciente voltou a fazer uso abusivo de álcool e parou a medicação por uma semana, porém por intervenção da Equipe de Saúde, retomou o tratamento.

Resultados: Usuário continuou o tratamento, sem uso de álcool e cigarro. Realizou BAAR de acompanhamento, seguindo orientações da Equipe de Saúde. As visitas continuam condicionadas a disposição de um carro com tração, pois o ramal não possui asfalto e o sítio do paciente localiza-se a 18 km de distância do Posto de saúde Rural Pau Rosa.

Conclusão ou Hipóteses: Neste caso, o comunitário tentou desistir do tratamento por não haver apoio dos seus patrões, que residem no sítio, e não resistir mais ao apelo do vício. Porém, com o auxílio da equipe da Estratégia Saúde da Família, sentiu-se seguro para terminar o tratamento.


Palavras-chave


Tuberculose; Área Rural; Estratégia Saúde da Família

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.