Gestão do cuidado na Atenção Primária – um enfoque territorial

Rudjery Parente Avelino, Marianna do Prado Sampaio, Julia Zgiet de Oliveira, Josenaide Engracia dos Santos

Resumo


Introdução: A gestão de caso na Atenção Básica tem vários objetivos: advogar as necessidades das pessoas usuárias e de suas famílias; aumentar a satisfação das pessoas usuárias e de suas famílias; estimular a adesão aos cuidados prescritos; melhorar a comunicação entre os profissionais de saúde, as pessoas usuárias dos serviços e suas famílias.

Objetivos: Compartilhar intervenção realizada para gestão do cuidado de paciente com quadro de paraplegia ocasionada por perfuração de arma de fogo.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Elaboração do projeto terapêutico singular da paciente, com descrição do cenário diagnóstico, definição de metas a curto prazo, estabelecimento de estratégias por meio da escuta qualificada e observação, na qual foi possível, identificar demandas relativas ao paciente no que diz respeito a seu contexto social, físico e psicológico. Bem como, procurar alternativas factíveis como respostas às demandas levantadas. Foi realizado cinco atendimento domiciliar, entre dezembro de 2012 e fevereiro de 2013.

Resultados: A intervenção proporcionou uma modificação na organização da rotina e estreitamento relacional com a família. Desse relacionamento surgiram afetos, sentimentos, vivências que influenciaram também os estudantes de terapia ocupacional. O tratamento relacional está inserido no âmbito da intersubjetividade e envolve pacientes e terapeutas. A intervenção colaborou com a equipe de saúde, estimulou a paciente a pensar na autonomia com a sugestão da escola. A paciente continua necessitando de intervenção motivacional e orientações no aspecto físico.

Conclusão ou Hipóteses: O processo terapêutico foi facilitado devido ao fato da intervenção ter sido realizada no território, ambiente no qual ocorrem as relações e atividades que compõem a dinâmica do cotidiano da paciente, o que contribuiu em especial para a formação do vínculo terapêutico, contudo apresentou um aspecto psíquico, a resistência.


Palavras-chave


Atenção Básica; Atendimento Domiciliar; Gestão do Cuidado

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.