Conversando sobre tuberculose: uma ação educativa com os pacientes do hiperdia

Gesiany Miranda Farias, Aldenora Gonçalves Monteiro, Ingrid Amanda de Araujo Furtado, Dora Russell Molica, Ana Carolina Corrêa Sá

Resumo


Introdução: A tuberculose (TB) é uma doença infecto-contagiosa, que em sua maioria atinge os pulmões e é transmitida através de contato direto com a pessoa contaminada, por meio de gotículas de saliva que pode ser expelido pela fala, espirro e tosse. Os dados da disseminação da TB são elevados, pois um terço da população mundial está infectada, sendo 5,8 milhões de casos notificados apenas em 2011.

Objetivos: Informar os pacientes do Hiperdia, sobre o conceito de tuberculose, os sintomas e o tratamento, através da interação de um jogo, desfazendo-se do modelo apenas de palestra, tendo como finalidade orientar estes pacientes de uma forma mais dinâmica e participativa, buscando a interação de todos.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um relato de experiência, em que usou a dinâmica de um jogo que se chama: “Dados da tuberculose”. Como o nome do jogo informa, foi utilizado um dado com 6 figuras, que eram representadas pelo: cansaço, tosse, febre, falta de apetite, o Sistema único de Saúde (SUS), e o pulmão. A interação ocorreu com os pacientes do Hiperdia da Estratégia Saúde da Família do Parque Amazônia I. Eles ficaram sentados em circulo e o jogo começou com uma música, no qual foi oferecido a eles um balão que passava de mão em mão, e quando a música parava, o paciente que estava segurando o balão teria que jogar o dado, e ele responderia qual o conhecimento que ele tinha de acordo com a figura que caísse.

Resultados: Esse jogo foi resultado de uma atividade acadêmica da Universidade Federal do Pará (UFPA), no qual foi realizado por alunos do terceiro semestre de enfermagem, que fizeram uma abordagem do tema tuberculose aos pacientes do Hiperdia, utilizando uma linguagem acessível e de fácil compreensão, através do jogo: “dados da tuberculose”. Os jogadores (pacientes) a principio ficaram tímidos, mas aos pouco eles iam relatando fatos dos seus conhecimentos e experiências. Foi explicado cada sintoma e formas de contagio da TB, além disso, desmitificamos que o abraço, o compartilhamento objetos pessoais não são transmissores de tuberculose.

Conclusão ou Hipóteses: O trabalho educativo feito através do dialogo e do jogo, nos permitiu através do conhecimento do outro, tentar de maneira mais precisa, esclarecer as dúvidas dos participantes, explicando de uma melhor maneira a patologia abordada.


Palavras-chave


Tuberculose; Educação; Hiperdia.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.