Experiência de internato médico na Estratégia Saúde da Família

Thiago Luccas Correa dos Santos Gomes, Wandercy Bergamo, Maria Elizabeth da Silva Hernandes Corrêa, Regina Célia Ermel, Tereza Laís Menegucci Zutin

Resumo


Introdução: O MEC definiu em 2001 que o perfil de um profissional médico egresso deve abranger a formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Ciente das mudanças que acontecem na área da saúde, a Universidade de Marília-SP incorporou no Projeto Pedagógico o propósito de formar profissionais para assumir esta nova realidade.

Objetivos: Analisar através da percepção dos internos, a experiência de articulação ensino/Estratégia Saúde da Família no programa de Estágio Curricular Obrigatório em Saúde Coletiva da Universidade de Marília-SP.

Metodologia ou Descrição da Experiência: O Internato em Saúde Coletiva é desenvolvido em Pompéia. Os internos são supervisionados e semanalmente são realizadas reuniões clínicas. Foi realizado um estudo exploratório com os alunos de duas turmas dos anos de 2010 e 2011. Foram utilizados como fonte de dados 193 relatórios dos alunos. O processo de análise dos dados buscou aproximação com a técnica de Análise de Conteúdo preconizada por Bardin.

Resultados: A importância do estágio para a formação pessoal e médica foi bastante destacada pelos estagiários, valendo a pena reproduzir citações de estudantes: “Para mim foi uma experiência pessoal marcante”. “Não vou esquecer nunca este estágio, pois mudou completamente a minha visão dos problemas de saúde da nossa população”. “Agora entendo o que as pessoas carentes sofrem”. Com relação às sugestões para melhoria e aperfeiçoamento do estágio os estudantes mencionaram: repetição do estágio no internato do 6º ano; Aumentar o período de estágio para 8 semanas; oferecimento pela Universidade de curso de reciclagem para médicos e enfermeiras das unidades; maior discussão clínica dos casos.

Conclusão ou Hipóteses: O Internato apresenta uma perspectiva transformadora não só no modelo de formação como no modelo de atenção à saúde. O estágio cria um ambiente adequado a um novo formato de preparação do futuro médico, com uma visão generalista e, comprometido com as necessidades da população.


Palavras-chave


Ensino; Atenção Primária; Graduação; Integração Ensino-Serviço; Estratégia Saúde Família

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.