Relato de experiência construindo saberes na educação popular em saúde mental

Maria José Spíndola Alcântara, Auricélia de Souza Bento, Francisca Irismar de Souza Nunes

Resumo


Introdução: Compreendendo que a arte é capaz de transformar os sujeitos e que a educação popular corrobora para a práxis em uma atitude reflexiva na sua amplitude; propomos produzir através do teatro popular um trabalho, composto pelos os usuários com transtornos psiquiátricos do CAPS, focando a superação dos problemas vivenciados no cotidiano e também denunciando os desmandos sociais existentes.

Objetivos: Mostrar através da cultura popular o despertamento dos sujeitos envolvidos na arte teatral, a capacidade de construir saberes como pressupostos da busca de resolutividade, contribuindo na reflexão para a conquista de sua autonomia e trazer a uma nova percepção para sociedade sobre a saúde mental.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foram utilizados instrumentos que possibilite auxiliar na incorporação de novas práticas na valorização do saber do outro, no processo da construção coletiva, sendo desenvolvida discursões reflexivas no grupo sobre suas condições de vida, frente aos problemas vivenciados no cotidiano aos sofrimentos ocasionados pelos os transtornos psiquiátricos, aos cuidados assistências da saúde, sobre as relações familiares e as relações sociais. Assim foram sendo produzidas oficinas para trabalhar as temáticas pertinentes as contribuições trazidas e as questões ao projeto. O trabalho foi apresentado em vários municípios do RN, inclusive no III Congresso Brasileiro de Saúde Mental em Fortaleza.

Resultados: Destaca-se o crescimento do grupo no decorrer dos trabalhos, a sua auto valorização na forma de se perceberem mais como sujeitos construtores de saberes, na identificação de suas potencialidades e no empoderamento para o resgate da cidadania, buscando a integralidade das ações de saúde e também o reconhecimento reflexivo da sociedade em relação a esta produção de uma nova percepção aos pacientes em sofrimento com transtornos mentais.

Conclusão ou Hipóteses: Nesta conclusão compreendemos que o trabalho ultrapassou as expectativas do grupo e de alguns sujeitos sociais, no que desrespeito aos conteúdos de potenciais produzidos frente aos determinantes terapêuticos provocados pelo o grupo, deixando um grande aprendizado para todos na resignificação da emblemática da loucura.




Palavras-chave


Experiência; Educação; Popular

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.