Experiência de alunos internos do curso de Medicina em APAE

Paloma Aparecia Libanio Nunes, Renato Augusto Tambelli, Eduardo Tiveron, Priscila Venancio, Priscilla Rodrigues Gonçalves

Resumo


Introdução: Este artigo relata uma experiência vivida por alunos internos do curso de medicina da Universidade de Marília em instituição APAE do município de Pompéia (Estado de São Paulo). Como projeto de extensão da USF Odair Aparecido Roque Botter, os pacientes da instituição passaram por exame físico feitos pelos alunos e tutor.

Objetivos: O objetivo do projeto de extensão feito pelos alunos, coordenado pela Doutora Paloma Libanio, baseia-se em auxiliar os alunos na identificação de lesões de pele e como proceder referente a sua investigação ou tratamento para a realização de atividades em piscinas.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Foram examinados 77 pacientes matriculados na instituição APAE. Aproximadamente 90% dos pacientes colaboraram com o trabalho feito pelos alunos e professor, não havendo algum problema maior em relação aos 10% restantes. O projeto durou cerca de quatro dias, feitos em semanas diferentes devido a pacientes faltosos. A consulta se dividia em algumas etapas, sendo estas: convidar o paciente a entrar na sala de consulta, uma breve apresentação dos examinadores e como seria feito o exame, inspeção do indivíduo. Pacientes que apresentaram alguma lesão de pele passaram por exame mais detalhado pelo tutor do projeto e conduta específica para a mesma.

Resultados: Ao término das atividades na instituição presenciadas pelos alunos e tutor, 19 pacientes apresentaram lesões de pele que os impossibilitariam de ingressar em atividades propostas em piscinas. Além do contato com indivíduos matriculados em instituições como APAE, o projeto proporcionou aos alunos uma possibilidade de praticar o exame dermatológico em indivíduos de diferentes raças, idades, patologias, gênero e como proceder referente aos problemas apresentados e uma discussão juntamente ao tutor de condutas que poderiam e deveriam ser adotadas em cada caso.

Conclusão ou Hipóteses: O trabalho teve como objetivo principal, além da prática de exames dermatológicos, a integração de futuros profissionais da saúde em instituições fora dos ambulatórios ou hospitais. O fato de mudar o local de trabalho proporcionou a possibilidade de conhecer o que a área da Saúde da Família tem como proposta, locais de abrangência, conhecer as equipes e famílias.


Palavras-chave


APAE; Alunos Medicina da Família

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.