Relato da experiência da fisioterapia na clínica da família Felipe Cardoso

Levi de Almeida Santa Rosa, Waleska da Silveira, Miller Alvarenga Oliveira, Marylim da Silva Freitas

Resumo


Introdução: A participação da Fisioterapia ainda é muito restrita na atenção à saúde da família, mas vem sendo ampliada através da inserção dos fisioterapeutas e professores de fisioterapia na rede municipal de saúde. Atua no apoio matricial, nas visitas domiciliares, na orientação dos pacientes, familiares e agentes comunitários de saúde, nas ações fisioterapêuticas e encaminhamento ao tratamento

Objetivos: inserir a fisioterapia na atenção à saúde da família; estimular a participação dos fisioterapeutas na Atenção Primária; divulgar a importância da fisioterapia na rede; estimular a participação dos acadêmicos nos cuidados com a saúde básica; ampliar a participação da fisioterapia na extensão.

Metodologia ou Descrição da Experiência: os professores do Curso de Graduação em Fisioterapia da Faculdade de Medicina da UFRJ e os Fisioterapeutas da Clinica da Família Felipe Cardoso, foram inseridos na equipe de saúde da família e desempenham suas funções apoio matricial visitas domiciliares, orientações dos pacientes, familiares e agentes comunitários de saúde, prestam assistência fisioterapêutica nos casos necessários e encaminham os pacientes quando necessário para tratamento ambulatorial; realizam discussões de casos, orientação de acadêmicos, discussão de artigos científicos.

Resultados: Desde o início da participação dos fisioterapeutas e professores de fisioterapia, foram feitos apoio matricial, visitas domiciliares, orientações aos pacientes, orientações a familiares e encaminhamentos para tratamento fisioterapêutico, relatórios e discussões com alunos. 
O nível de satisfação dos pacientes ainda não foi quantificado, mas pode-se afirmar que é alto principalmente pelo relato dos usuários e de seus familiares.

Conclusão ou Hipóteses: Com a inserção dos fisioterapeutas e professores de fisioterapia na atenção à saúde da família, está se consolidando uma área a mais de atuação da fisioterapia. Apesar de pequena, esta inserção vem se mostrando valorosa e essencial para os pacientes e consequentemente para os profissionais fisioterapeutas.




Palavras-chave


Fisioterapia; Clínica da Família; Experiencia

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.