Ensinando primeiros socorros para jovens e adultos em processo de alfabetização

Mariana Souza de Lima, Diego Augusto Jorge Cardoso, Anny Karulinny Mesquita Moura

Resumo


Introdução: A concepção da Educação de Jovens e Adultos (EJA) não se limita à escolarização, mas também a educação como direito humano fundamental para constituição de jovens e adultos capazes de atuar em prol da vida, adquirindo conhecimentos simples que podem diminuir o sofrimento, evitar complicações futuras e salvar vidas. O conhecimento de primeiros socorros é fundamental para o exercício da cidadania.

Objetivos: Ensinar técnicas básicas de Primeiros Socorros, mostrar a importância de aprender a prestar o atendimento com qualidade e eficiência e gerar alunos críticos capazes de multiplicar o conhecimento adquirido.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um relato de experiência realizado no município de Belém, Pará, com estudantes de uma escola pública que participam do programa EJA, com amostra de 17 alunos, com idade entre 16 e 76 anos. Foram ministradas aulas de primeiros socorros durante o mês de abril de 2012 por acadêmicos da área da saúde. Os conteúdos eram ministrados por meio de aulas teóricas e a prática era efetuada por demonstração. Os assuntos tratados foram: Princípios Básicos, Queimaduras, Feridas, Hemorragia e Parada Cardiorrespiratória. A eficácia do curso foi avaliada mediante a aplicação de questionário e gincana. A coleta de dados ocorreu após o Consentimento Livre e Esclarecido da diretora da instituição.

Resultados: Durante as aulas, a população mostrou-se curiosa acerca dos protocolos de Urgência e Emergência, dos sinais vitais, dos modos de prevenção de acidentes e do improviso de materiais para atendimento. Os alunos contribuíram com suas experiências relatando os fatos que enfrentam no dia-a-dia e que requer intervenções de Primeiros Socorros, questionando sempre qual a melhor maneira de lhe dar com cada caso e situação. Porém, em alguns momentos, observou-se que o conhecimento científico acerca do tema é de difícil entendimento e assimilação, pois o conhecimento empírico prevalece e, segundo relato, nunca se mostrou falho na hora do atendimento.

Conclusão ou Hipóteses: Concluímos que transmitir conhecimento é educar para a vida, interferindo nos problemas de saúde pública de forma que vidas possam ser salvas e agravos possam ser evitados através do saber. Conhecimento gera responsabilidade e nos, como acadêmicos da área da saúde, não podemos nos omitir e deixar de contribuir com a sociedade.

Palavras-chave


Educação em Saúde; Primeiros Socorros; Prevenção

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.