Educa ESF - Manaus: reinventando o aprender-ensinar na Estratégia Saúde da Família

Elizabeth Santos Modernel, Elizabeth Ferreira Bezerra, Evaneide Marques Velozo, Gabriela dos Santos, Karla Ferreira de Lima

Resumo


Introdução: A experiência aqui relatada conta como o treinamento introdutório para as equipes da Estratégia Saúde da Família no município de Manaus se transformou em um eixo de reflexão sobre as práticas desenvolvidas por estes profissionais, bem como sobre as práticas educativas desenvolvidas no âmbito da SEMSA e seus impactos na situação de saúde das famílias atendidas.

Objetivos: • Desenvolver a prática de educação permanente na Atenção Primária à Saúde, tendo como referência os princípios e diretrizes do SUS, a partir de uma metodologia participativa que valorize a experiência dos sujeitos do processo, enfatizando o cuidado, trabalho em equipe e responsabilidade sanitária.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Esta experiência nasceu em 2010, a partir de uma reunião para discutir a realização de novas turmas do treinamento introdutório, que teriam como público-alvo profissionais que já atuavam há vários anos. Surgiu um fértil movimento de reflexão-ação, que culminou com o advento de um novo nome e uma nova prática educativa-reflexiva da SEMSA/Manaus: EDUCAESF: Educação Permanente para a Estratégia Saúde da Família. As etapas foram: alinhamento conceitual e metodológico do grupo condutor, pesquisa e vivência de metodologias participativas, (círculo de cultura, dinâmicas de grupo apropriadas aos temas), alinhamento conceitual e metodológico dos facilitadores e monitoramento contínuo dos resultados.

Resultados: Realizamos 35 turmas do Educaesf de 2010 a 2012, nos 05 distritos de saúde, tendo como público-alvo 1.484 profissionais, entre médicos, enfermeiros, ACS, ACE, dentistas, ACD, e técnicos de enfermagem. Em 2012, após o advento do PMAQ e o fortalecimento da figura do apoiador institucional pudemos perceber uma melhora no desempenho das equipes. Realizamos o EDUCAESF II, uma continuidade da proposta de Educação Permanente com a ESF, onde foram debatidos, em círculos de cultura, situações concretas da atenção à saúde do homem. Utilizamos as metodologias da Educação Popular, que muitos frutos renderam no aperfeiçoamento/mudança de paradigma das relações entre trabalhadores e usuários da ESF.

Conclusão ou Hipóteses: EDUCAESF foi a 1ª experiência exitosa de educação permanente desenvolvida na SEMSA, posto que partiu da análise do processo de trabalho da ESF, se expandiu enquanto proposta e método aos alunos da Residência em Medicina de Família e Comunidade UEA/SEMSA e está servindo de parâmetro para a efetivação da Política Municipal de Educação Permanente.


Palavras-chave


Estratégia Saúde da Família; Educação Permanente; Círculos de Cultura

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.