Construindo competências de formação em saúde e ressignificando as práticas de cuidado

Maria Salette Sartori, Clauceane Venzke Zell, Fernanda Portugal Carlin, Deise Simoni Serrafini, Caroline Batistti Strohschoen

Resumo


Introdução: A construção de competências para formação de profissionais em saúde, na atualidade é guiada por recomendações da UNESCO sobre a educação para o século XXI, pelas DCNS que reafirmam o dever das instituições de ensino superior de formar profissionais para o SUS por projetos indutores Pró e PET-Saúde, nesse artigo do Rede Cegonha do município de Santa Cruz do Sul/RS.

Objetivos: Descrever a experiência de uma formação em saúde orientada pelos construtos: no campo do conhecimento (saber conhecer), habilidades (saber fazer) e atitude (saber conviver) e saber ser.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Realização de práticas assistenciais individuais e em grupo multiprofissional através clínica, de busca ativa de usuárias e visitas domiciliares. Realização de encontros reflexivos sobre o processo de ensino/serviço e comunidade entre estudantes dos cursos da área da saúde, profissionais dos serviços e docentes responsáveis pelas práticas e estágios do ensino regular de graduação e projetos de extensão Pró-Pet-Saúde.

Resultados: Na dimensão do “Saber Conhecer”: aprimorar conhecimento técnico na área clinica da mulher e da criança; equilibrar teoria e pratica e relações comunicativas interpessoais; dominar técnicas grupais de educação em saúde. “Saber Fazer”: ensinar o autocuidado; compartilhar informações técnico cientificas com a equipe de saúde. “Saber Ser”: reconhecer as limitações do saber profissional diante do contexto e das necessidades de saúde; responsabilizar-se eticamente na dispensação de cuidados às usuárias. “Saber Conviver”: valorizar o conhecimento da equipe e das usuárias e compartilha-lo, reconhecendo, valorizando, acomodando e, se necessário, modificando conhecimentos.

Conclusão ou Hipóteses: O trabalho continua. Mas já há indícios de que o envolvimento de estudantes, serviços e docentes estão produzindo uma nova maneira de pensar e desenvolver o processo de ensino e o processo de trabalho assistencial, reconhecendo o saber do senso comum e a incompletude do saber profissional.

 


Palavras-chave


Relação Ensino Serviço; Educação em Saúde; Rede Cegonha

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.