Perfil epidemiológico de pacientes com hanseníase em unidade escola saúde da família

Karoline Silva de Araujo, Otacílio do Prado Lopes Frota, Hugo César Filardi, Lucas Avelino Gomes de Oliveira, Ana Carolina Arantes Coutinho Costa

Resumo


Introdução: O Brasil mantém, nas últimas décadas, a situação mais desfavorável na América e a segunda maior quantidade de casos de hanseníase do mundo, depois da Índia. Aproximadamente 94% dos casos conhecidos nas Américas e 94% dos novos diagnosticados mundiais são notificados pelo Brasil.

Objetivos: Levantar o perfil epidemiológico dos portadores de hanseníase da Unidade Escola Saúde da Família - UESF Vila Mutirão (Goiânia-GO) entre os anos de 2009 e 2011 identificando quantidade de casos, idade, sexo, forma clínica e esquema terapêutico.

Metodologia ou Descrição da Experiência: Trata-se de um estudo descritivo, transversal, retrospectivo e quantitativo. Foram coletadas informações dos Cadernos de Hanseníase das seis Equipes de Saúde da Família durante os meses de setembro e outubro de 2012. Os dados foram consolidados por meio do Programa Microsoft Excel® 2010.

Resultados: Identificou-se 22 pacientes registrados neste instrumento de coleta e atendidos pelas equipes de 2009 a 2011. Houve uma maior prevalência de casos no sexo masculino (68%); faixa de idade entre 20-59 anos (77,28%); forma clínica dimorfa (68,1%) e no tratamento Poliquimioterapia-Multibacilar (86,36%). Foi detectado a incidência no ano de 2009 de 5 novos casos, no ano de 2010 de 7, enquanto no ano de 2011 de 10 novos casos.

Conclusão ou Hipóteses: Os dados obtidos estão em consonância com os dados do SINAN-Sistema de Informação de Agravos de Notificação, exceto a notificação de novos casos que aumentou. Sugere-se menor subnotificação dos casos por melhoria no acesso à saúde ou na formação dos profissionais de saúde, detectando casos antes sem diagnóstico. Novos estudos são necessários para averiguação das hipóteses levantadas.





Palavras-chave


Hanseníase; Perfil de Saúde; Epidemiologia Descritiva

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.